CHAVES: QUE POLÍTICA PARA A REGIÃO

2021-01-08 17:01:26

RUBRICA QUE POLÍTICA PARA A REGIÃO – PCP-PEV

PERGUNTA Nº4: Que objetivos para o concelho a curto e a longo prazo?

Os objectivos para o concelho e para a região, não podem estar dissociados dos objectivos para Portugal. Têm de estar coordenados e sincronizados com os objectivos para o País.
Há ambições e necessidades que são consensuais: aumentar a natalidade, fixar população, em especial a mais jovem. Para tal é necessário que haja emprego estável e com direitos e salários dignos. Precisamos também que os custos da interioridade, nomeadamente as acessibilidades (abolição de portagens na A24 e A7, boa rede de transportes públicos intra e interregional). Serviços públicos de qualidade e proximidade, em especial nas áreas da educação e da saúde.
Encontrar mecanismos que assegurem acesso a habitação digna a custos acessíveis.
Pôr o concelho e a região a produzirem, em ligação com as suas características mais específicas. Recuperar a sua produção agrícola e pecuária, com as qualidades que deram fama a Chaves no passado. Articular essa produção com a indústria transformadora e encontrar redes de distribuição e promoção eficazes.
Aprofundar projectos relacionados com a água em todas as suas vertentes.
Promover a reflorestação com espécies autóctones.
Captar para o concelho investimentos industriais sustentáveis e criadores de emprego, beneficiando da localização geográfica.
Estruturar iniciativas atractivas do ponto de vista turístico, aproveitando os recursos naturais e a riqueza histórica de Chaves.
Valorizar património museológico, colocando ao serviço das populações e da cultura. Aproveitar esse património como dinamizador de um turismo cultural de qualidade na região.
Envolver as populações, as comunidades escolares, as associações culturais e as juntas de freguesias em projectos de limpeza, descontaminação e qualificação do território. A mesma mobilização em relação a projectos de solidariedade e ajuda entre a população, nomeadamente na integração de todos os idosos na comunidade.
Lançar um projecto pioneiro na área materno infantil, envolvendo as estruturas de saúde, as escolas, as estruturas sociais e o poder autárquico, tendo como objectivo melhorar e nivelar os potenciais de desenvolvimento de todas as crianças, nascidas no concelho. Tal projecto implica uma rede de identificação de situações de potencial risco possibilitando uma intervenção muito precoce, se necessário ainda durante a gravidez.
Encontrar iniciativas e eventos na área cultural, estabilizados no tempo, valorizando as estruturas já existentes, nomeadamente a Academia das Artes de Chaves, o TEF, e todas as outras estruturas e associações.
Criar currículos escolares que incluam ligação aos recursos e à história do concelho e da região, promovendo as actividades desportivas, culturais e artísticas.
Qualificar os equipamentos desportivos existentes, promovendo a prática desportiva para todas as idades. Para tal é indispensável democratizar e facilitar o acesso a esses equipamentos.
Aprofundar e dar conteúdo concreto à cooperação com os nossos vizinhos galegos.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso