Programa tem a dotação superior a sete milhões de euros.
Já se encontra aberto o Aviso para apresentação de candidaturas ao Programa de Apoio à Produção Nacional (Base Local), no âmbito do Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego. Os interessados deverão submeter a candidatura até às 17h59m59s, do dia 26 de fevereiro de 2021.
O Programa de Apoio à Produção Nacional (PAPN) é um instrumento de política pública de apoio direto ao investimento empresarial produtivo que tem como objetivo estimular a produção nacional (Base Local), com enfoque no setor industrial, no setor do turismo e nas atividades de saúde humana e apoio social.
Poderão apresentar candidatura a este apoio, micro e pequenas empresas de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica que cumpram os critérios de acesso e elegibilidade apresentados no aviso e que façam parte do território de intervenção da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT).
A dotação orçamental indicativa do FEDER afeta ao presente concurso é de 7.287.525,37 euros dos quais 4.858.350,25 euros para a Indústria (CAE 05-33) e 2.429.175,12 euros para as outras CAE. O apoio é apurado através da aplicação de uma taxa de financiamento base de 40%, acrescida de uma majoração máxima de 20 pontos percentuais (pp), nos seguintes termos: - Projetos inseridos nas CAE elegíveis – 15 pp; -Projetos cujos beneficiários têm o estatuto de Investidor da Diáspora – 5pp.
Este apoio financeiro alocado ao Pacto para o Desenvolvimento Coesão Territorial do Alto Tâmega, procura dar resposta a necessidades de investimento do tecido empresarial, fortalecendo-o, e assim gerar crescimento nesta região.
+ informações em https://cimat.pt/programa-de-apoio-a-producao-nacional-papn/
Fotografia de arquivo: Carlos Daniel Morais