CHAVES: Francisco Oliveira reeleito Presidente dos Bombeiros de Vidago

2021-01-18 15:20:07

Novos órgãos sociais da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vidago tomaram posse no último sábado.


Francisco Oliveira foi reeleito no último sábado, 16 de janeiro, Presidente da Direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vidago (AHBVV), para os próximos três anos, na sequência das eleições que decorrem a 19 de dezembro de 2020 com lista única a sufrágio e aprovada com 98,8% dos votos.

No novo mandato estará acompanhado por Augusto Pereira de Carvalho, Presidente da Assembleia Geral e por Horácio Ferreira, Presidente do Conselho Fiscal. Uma lista constituída na sua maioria por membros da anterior legislatura, à exceção de três novos elementos.

A cerimónia dos novos Órgãos Sociais da AHBVV para o próximo triénio 2021/2023, não foi pública e teve lotação limitada, dando cumprimento às atuais restrições e importantes normas de segurança.

Francisco Oliveira está ligado à instituição há 43 anos e foi reeleito referindo que “este ano se abre mais um ciclo na vida da Associação”.

“Pela primeira vez, a nossa Associação tem o privilégio de incorporar nos seus órgãos sociais três senhoras, a quem desde já desejo as maiores felicidades, nesta nova experiência da vossa vida, em prol de uma causa tão nobre da nossa sociedade, servir uma Associação de Bombeiros”, destacou Francisco Oliveira.

O reeleito Presidente da AHBVV, relembrou que apesar das condicionantes que surgiram a associação conseguiu ultrapassar situações adversas “fruto do seu empenho, dedicação e gestão cuidada e criteriosa dos recursos disponíveis, dando continuidade aos objetivos delineados, destacando a continuidade das obras no quartel e a renovação do parque de viaturas”.

Também o corpo de bombeiros foi lembrado pelo profissionalismo, dedicação, cooperação e disponibilidade em situações de “alguma complexidade” ocorridas em plena crise pandémica.

“Os atributos reconhecidos aos nossos Bombeiros, têm por base pilares fundamentais nos seus responsáveis de Comando, destacando a formação, incutindo adicionalmente e de forma assertiva, altos níveis de motivação, repercutindo-se de forma positiva no desempenho das senhoras e homens que comandam”.

O representante da associação mostrou disponibilidade em colaborar e estreitar as relações de parceria com os demais agentes de proteção civil do concelho, e do distrito. Agradeceu o apoio dos sócios e beneméritos, do comandante e 2º comandante distrital, operacionais do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS), à Câmara Municipal de Chaves e às Juntas de Freguesia da área de atuação.

No novo mandato o presidente prevê substituir a cobertura da parte antiga do quartel de amianto, “proibido por lei e que deixa entrar água e a repavimentação da parada”.

No final da sessão da tomada de posse foi homenageado o 1º. Comandante fundador, EMÍLIO LAGE MEDEIROS, que faleceu precisamente no dia em que completava 53 anos de ingresso nos bombeiros. Altruísta e abnegado, Figura mítica, incontornável, bem conhecido por todos os Soldados da Paz, do distrito e País marcou efetivamente uma geração dos Bombeiros de Vidago, pela sua, frontalidade, humildade, simpatia, cordialidade com aqueles Bombeiros com quem privou e aqueles que tiveram o privilégio de partilhar o serviço.

Para encerrar o ato da posse, foi descerrada uma placa no Mural custeada pelos Órgãos Sociais da AHBVV. Com este mural pretende-se “manifestar aos nossos bombeiros a nossa GRATIDÃO, como reconhecimento do seu espírito de sacrifício, altruísmo, abnegação e dedicação, de todos aqueles que desde 1967, têm contribuído para o engrandecimento desta nobre Associação Humanitária, mantendo o lema «VIDA POR VIDA» “.

O mural é da autoria do jovem artista André Filipe Ferreira dos Santos e teve o apoio da União de Freguesias de Vidago, da Flaviarte, de António Rodrigues e de Mário Jorge Faria.

ORGÃOS SOCIAIS ELEITOS

A Assembleia Geral é composta por:
(Presidente) - Augusto Pereira Carvalho, - (Vice-presidente) - Mário Jorge Ferreira Faria, - (Secretário) - Paulo Jorge Ligeiro dos Santos, - (Vogais) - Germano Ferreira Santos e Lara Manuel Salvador Roxo.

A Direção é composta por:
(Presidente) - Francisco José Gonçalves de Oliveira, (Vice-presidente) - Eduardo Júlio Alves Brás, (Tesoureiro) - Fernando Gonçalves Cadete (1º Secretário) - Mário Rui da Silva Queirós, (2º Secretário) - Agripino Rodrigues Oliveira, (Vogais) - Cândido Machado Alves, Luís Eduardo Teixeira Costa, Manuel Couto, Joaquim João Oliveira Sousa, António Manuel Monteiro Rodrigues e Maria Helena Silva Queiroz Salvador.

O Conselho Fiscal é composto por:
(Presidente) - Horário Ferreira, (Vice-presidente) Marco Paulo Carvalho Terrão, (Secretária Relatora) - Cátia Alexandra Modesto Basto Gonçalves, (Suplentes) - André Chaves Vidal dos Reis Rodrigues e Duarte Filipe Lopes Esteves

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso