NACIONAL: Estabelecimentos com novos horários

2021-01-18 18:48:54

Passam a encerrar às 20h00 à semana e às 13h00 ao fim de semana.
O Governo reuniu esta segunda feira em Conselho de Ministros extraordinário para apertar as medidas de combate à pandemia de Covid-19. António Costa anunciou um agravamento das medidas mas não anunciou quando entram em vigor.

Destaca-se:
Todos os estabelecimentos, de qualquer natureza, devem encerrar às 20h00 nos dias úteis e às 13:00 no fim de semana, com exceção do retalho alimentar que ao fim de semana poderá prolongar até às 17h00.

Está proibida a venda ou a entrega ao postigo em qualquer estabelecimento do ramo não alimentar, como por exemplo, lojas de vestuário.

É proibida a venda ou entrega ao postigo de qualquer tipo de bebida, mesmo cafés, nos estabelecimentos autorizados a praticar take-away.

É proibida a permanência e consumo de bens alimentares à porta ou nas imediações de estabelecimentos do ramo alimentar.

Encerrados todos os estabelecimentos de restauração em centros comerciais, mesmo em regime de take away.

Proibidas todas as campanhas de saldos, promoções e liquidações que promovam ajuntamento de pessoas.

Proibida a permanência em espaços públicos como em jardins, podem ser frequentados, mas não permanecer.

É solicitado aos presidentes de Câmara que limitem o acesso aos locais de grande concentrações de pessoas como as zonas ribeirinhas e costeiras, que habitualmente são mais frequentadas, e reforcem sinalização de bancos de jardim, parques infantis ou de equipamentos desportivos mesmo de campos de ténis ou paddle.

Para obrigar ao teletrabalho, as empresas com mais de 250 trabalhadores têm que enviar à ACT nas próximas 48 horas a lista nominal de todos os trabalhadores cujo trabalho presencial consideram indispensável. As empresas devem criar uma credencial a todos os trabalhadores que tenham de prestar trabalho presencial.

Encerradas as universidades sénior, centros de dia e de convívio.

Reposta a proibição de circulação entre concelhos aos fins de semana.

Haverá um reforço da fiscalização.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso