BOTICAS: Feira fez-se online com cerca 350 encomendas de fumeiro

2021-01-19 10:23:01

Maioria dos pedidos são do território nacional mas há um elevado número de encomendas para o estrangeiro.

A Feira Gastronómica do Porco realizou-se este ano, pela primeira vez, exclusivamente com vendas online. Mas nem a pandemia de Covid-19 afastou os clientes. A plataforma online de venda de fumeiro foi a alternativa encontrada pelo Município de Boticas juntamente com a Mais Boticas – Associação Empresarial Botiquense, para apoiar os produtores de fumeiro artesanal.

Em apenas três dias, cerca de 350 encomendas foram registadas, com um valor médio de 150 euros, e muitos dos produtores já esgotaram o stock que tinham destinado para a 23ª edição da feira, que estava agendada para os dias 15,16 e 17 de janeiro mas que não chegou a ser realizada presencialmente.

A maioria das encomendas são para território nacional, incluindo a Madeira e Açores, no entanto, há também a registar um elevado número de pedidos para o estrangeiro, sobretudo para a Suíça, França e Espanha.

“As vendas online através da plataforma superaram as nossas expectativas e está a ser um excelente meio de escoamento do fumeiro, o que contribuiu de forma significativa para a sustentabilidade económica do nosso Concelho”, destaca o Presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga que reconheceu que os produtores “este ano não terão o mesmo volume de negócios de anos anteriores, mas esta foi a solução encontrada para os ajudar a vender o que produziram”.

A plataforma digital www.boticastem.pt entrou em funcionamento na última quinta feira, 14 de janeiro, e é já um sucesso para quem procura os produtos tradicionais de forma prática, rápida e simples. Só no último domingo, em apenas três horas o Boticas Tem registou perto de 140 solicitações. Pela transportadora, esta segunda feira, foram expedidos cerca de 800 quilos de produtos e em processo de empacotamento perto de mais uma centena de encomendas.

“Estamos muito satisfeitos com a recetividade que a plataforma digital teve junto das pessoas, pois isso demonstra que os nossos produtos endógenos são de excelente qualidade e alvo de grande procura. Além da venda de fumeiro, constatamos que os compradores acabam por adquirir também outros produtos do nosso Concelho, facto que me deixa naturalmente satisfeito”, afirmou Fernando Queiroga.

Além do fumeiro e enchidos têm sido solicitados outros tipo de produtos locais, como o pão centeio, folar, bola de carne de Boticas, Bolo Real Barrosão, mel, licores, doces e compotas e infusões.

Fotografias DR

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso