Quatro turmas estão em isolamento profilático depois de detetados casos positivos mas há também, quatro docentes e oito funcionários positivos à Covid-19.
O Agrupamento de Escolas de Valpaços arrancou o segundo período do ano letivo com um rastreio a toda a comunidade escolar tendo sido detetados cinco casos positivos em 1 153 pessoas testadas.
Após 15 dias, há a registar quatro turmas em isolamento profilático, uma no Centro Escolar, resultante de três alunos terem testado positivo e três turmas na Escola Secundária de Valpaços, depois do surgimento de casos positivos. Uma das turmas do secundário já realizou testes e resultaram três casos positivos, encontrando-se as outras duas turmas a aguardar a realização de testes, informou a autarquia em comunicado.
Também quatro docentes testaram positivo, três na Escola Secundária de Valpaços e um na Escola José dos Anjos em Carrazedo de Montenegro. Oito não docentes testaram positivo à Covid-19, sete no Centro Escolar e um na Secundária de Valpaços.
De acordo com o Município, o Agrupamento de Escolas de Valpaços tem mostrado estar atento às situações decorrentes com esta pandemia lembrando que a direção do agrupamento não tem competência isolar turmas ou encerrar a escola, sendo essa exclusiva da Saúde Pública.
Amílcar Almeida, Presidente do Município, apela aos pais para “incutirem aos filhos os hábitos recomendados, tais como o uso permanente e correto de máscara e o distanciamento físico, quer no espaço da escola, quer fora dele”, assim como o “sentido de responsabilidade de todos”.
Perante o novo confinamento geral, os estabelecimentos escolares mantém-se abertos uma medida que “não é pacífica até porque confirma-se um elevado número de turmas em isolamento profilático em vários municípios e o grupo etário entre os 13 aos 17 anos é no qual a incidência tem aumentado mais na última semana”
De acordo com especialistas em saúde pública, a maior parte dos casos nas escolas têm surgido por contágio familiar e não por transmissão entre colegas ou professores e alunos.
Nas últimas 24 horas a região tem em fase ativa da doença 1 357 pessoas (menos cinco), 6 107 casos confirmados (mais 45), 4 642 recuperados (mais 50) e 107 óbitos. Em isolamento encontram-se 53 pessoas conforme consta no boletim.
De acordo com a publicação da Unidade de Saúde Pública do ACES do Alto Tâmega e Barroso, em Valpaços existe 191 casos em fase ativa da doença, num total de 1 362 pessoas no Alto Tâmega, 21 óbitos em 107 na região e 584 pessoas recuperadas em 4 642. Desde o início da pandemia, e até ao momento, o concelho teve 797 casos confirmados em 6 107 em toda a região do Alto Tâmega.
Sara Esteves
Fotografia: DR