VALPAÇOS: Autarca defende encerramento das escolas

2021-01-21 09:51:19

Amílcar Almeida entendeu solicitar à DGS, à Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares e ao Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Tâmega e Barroso o encerramento imediato das escolas do concelho.


Foi através de um memorando com a descrição da realidade vivida nas escolas do concelho de Valpaços que o autarca solicitou à Direção Geral de Saúde (DGS), à Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) e ao Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Tâmega e Barroso (ACES-AT), o encerramento imediato das escolas do concelho.

Amílcar Almeida justifica este pedido com o crescimento de infetados na comunidade escolar, uma intenção em concordância com a Diretora do Agrupamento de Escolas, Alexandra Doutel e o Delegado de Saúde Pública do ACES- AT, Gustavo Martins Coelho.

O Centro Escolar do Agrupamento de Escolas de Valpaços é aquele que, à data inspira maior preocupação.

Neste estabelecimento de ensino, num universo de 276 crianças, 32 docentes, 28 assistentes operacionais e 23 técnicos das Atividades Enriquecimento Curricular (AEC (S)), estão infetados por Covid-19, seis assistentes operacionais e um técnico das AEC (S), cinco assistentes operacionais afetos à cozinha e dois assistentes operacionais afetos à educação pré-escolar em isolamento profilático. Também uma turma do 1.º ano está em isolamento profilático, por se terem registado dois alunos infetados por Covid-19 e existem vários casos suspeitos. Uma turma do 2.º ano está em isolamento profilático, por se terem registado quatro alunos da turma infetados por Covid-19, quatro assistentes operacionais e um técnico das AEC(s), que se encontram a faltar, por apresentarem sintomas relacionados com a doença.

A situação é para o Município de Valpaços «preocupante e assustador, não só pelo número de alunos infetados, mas sobretudo pela ausência imprevista de assistentes operacionais, 11 num total de 28». O autarca realça que pode «colocar em causa as condições de acompanhamento, vigilância e segurança dos alunos, bem como a garantia imprescindível de toda a logística inerente à higienização e desinfeção dos espaços, dos materiais pedagógicos e dos equipamentos utilizados pela população escolar decorrente da situação da pandemia Covid-19».

A decisão de encerramento a ser validade deverá «definir quantos dias poderá estar encerrado e a partir de quando, aguardando-se por uma célere decisão».
Na Escola Secundária o panorama não é positivo, em 478 alunos encontra-se, no momento, três turmas em isolamento profilático, uma do 7.º ano e duas do 8.º ano, num total de 16 alunos infetados. Há ainda a registar três docentes com Covid-19. Relativamente à escola EB 2,3 Júlio do Carvalhal em Valpaços, com um total de 146 alunos, há apenas a registar um aluno infetado.

Neste memorando o presidente da autarquia realçou ainda que a comunidade educativa, bem como a população em geral, manifesta «total preocupação na manutenção das escolas abertas, atendendo que os casos estão a disparar na comunidade, nas escolas, com professores, trabalhadores não docentes e alunos». O Município de Valpaços é «defensor do encerramento imediato de todas as escolas no Concelho, a bem da saúde pública, podendo com a decisão que V.Ex.ª venha a tomar, e que não se espera outra que não seja o encerramento das escolas, poder vir a salvar vidas», termina.

Sara Esteves
Fotografia de arquivo: David Teixeira

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso