CHAVES: Flaviense descobriu, em equipa, locais ocupados pelo exército romano

2021-01-21 14:27:21

João Fonte integra equipa de Investigadores da Universidade de Exeter, que descobriu 66 novos locais ocupados pelo exército romano.

O jovem arqueólogo flaviense, João Fonte, recebeu uma nota de congratulação do Município de Chaves pelo mais recente trabalho científico levado a cabo pelo Departamento de Arqueologia da Universidade de Exeter, no Reino Unido.
A equipa de investigação, da qual faz parte o João Fonte, identificou vários campos usados para treino e abrigo, que permitiram perceber como é que os soldados do exército romano atacaram grupos indígenas e aprender mais sobre a sua presença na orla norte da bacia do rio Douro, permitindo concluir que que o exército romano teve uma presença muito maior na Península Ibérica.
A presença temporária do exército romano deixou vestígios subtis na superfície. O trabalho dos investigadores, que recorreram a uma tecnologia de deteção remota, coloca em evidência a forma do perímetro dos acampamentos militares romanos, geralmente retangulares, sendo que os novos locais ocupados pelas forças militares do Império Romano estão localizados no sopé da Cordilheira Cantábrica, no norte de Espanha.

Fotografia: DR

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso