CHAVES: Hospital vai abrir nova ala para doentes covid

2021-01-21 21:26:55

O número de internamentos de doentes com Covid-19 na região tem vindo aumentar de uma forma galopante nas últimas semanas e a unidade hospitalar de Chaves prepara-se para disponibilizar mais 24 camas para internamentos.
O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), que agrega os hospitais de Chaves, Lamego e Vila Real atingiu, esta semana, 85% da sua capacidade.
A administração disse, desde logo, que existia a possibilidade de alocar mais camas em enfermaria para poder garantir uma resposta capaz ao aumento de casos e até poder receber internamentos de outras localidades que já estejam em rotura.
Na passada segunda-feira, nas três unidades hospitalares do (CHTMAD), havia 128 pessoas internadas, mas os números não param de subir e a unidade de Chaves, está a preparar-se para abrir mais uma ala (Cirurgia 1), com 24 camas especificamente direcionadas para internamentos de doentes com Covid-19, pois a outra ala já existente nesta unidade, com igual capacidade, está no limite.
Esta nova ala está a ser alvo de todos os cuidados necessários e ao que conseguimos apurar vai estar pronta para receber doentes na próxima segunda.
Outra das medidas passa por adiar as cirurgias programadas não urgentes, concentrando os meios no crescente aumento pandémico,
Na Unidade de Cuidados Intensivos do hospital de Vila Real, única de todo o centro hospitalar, permanecem 20 pessoas não existindo para já, capacidade para receber mais doentes, não por falta de espaço mas por escassez de recursos humanos e de ventiladores.


Paulo Silva Reis com Carlos Daniel Morais

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso