MONTALEGRE: Assaltantes levam fumeiro de cozinha regional

2021-01-25 16:58:21

Foram furtados vários produtos de fumeiro e derivados do porco no valor de cinco mil euros.

Por esta altura o fumeiro decora muitas cozinhas tradicionais em Trás-os-Montes. Um negócio de quem vive da agricultura e procura nos enchidos e derivados do porco a sua forma de rendimento ou simplesmente o cumprimento de uma tradição familiar.

Na última madrugada, uma família em Montalegre viu grande parte da sua produção de fumeiro furtada, um prejuízo que ronda os cinco mil euros. “Por volta da 00h30 foram furtados da cozinha de transformação de fumeiro dos meus pais nove presuntos curados, um deles com cinco anos de cura, cerca de 100 chouriças, 100 alheiras, e outros derivados do porco. Levaram todo o fumeiro que estava em processo de secagem”, realçou à Sinal TV a filha Sofia Dias.

O assalto terá acontecido por volta da 00h30 junto a negócios e a habitações da família, numa altura em que muitos portugueses estavam «de olhos postos» nas televisões, fruto das eleições presidenciais. “Estava acordada e não me apercebi de nada”. Os assaltantes transportaram o fumeiro num carrinho de mão e depois para um carro e só mais tarde é que se colocaram em fuga”.

“Há muito tempo que os meus pais são produtores de fumeiro e desde 2009 têm uma unidade licenciada e produzem fumeiro para a Feira de Montalegre. Nunca tivemos uma situação semelhante”, destaca Sofia Dias que assegura que os pais não se sentem seguros.

O fumeiro furtado estava destinado à venda online, um negócio que Sofia Dias está a criar.

A GNR de Montalegre esteve no local a recolher indícios e provas para dar início a uma investigação.

Sara Esteves
Fotografia ilustrativa DR

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso