Instituição da Santa Casa da Misericórdia de Montalegre teve a 5 de janeiro um surto com mais de 80 infetados entre utentes e funcionários.
O surto de Covid-19 no Lar São José, no concelho de Montalegre «foi considerado extinto», disse a Santa Casa da Misericórdia de Montalegre em comunicado.
A instituição tem a lamentar dois óbitos, uma senhora de 96 anos e outra de 97 que sofriam de outras doenças.
“Foi com muita tristeza de todos que apresentamos as condolências às famílias. Houve familiares de utentes e outras pessoas que se voluntariaram para prestar serviço no Lar nesta fase, não tendo havido necessidade, mas deixamos a todos os maiores agradecimentos”, disse.
O surto no Lar de São José foi detetado a 5 de janeiro após a realização vários testes a todos os utentes e funcionários. No decorrer deste surto na instituição chegaram a estar infetados 55 utentes e 26 funcionários.
“Todo o pessoal, técnico e auxiliar, deu o melhor exemplo de trabalho e dedicação no momento mais difícil que atravessamos, que começou no natal e passagem de ano. Também a Câmara Municipal, no apoio material e logístico, e os Bombeiros de Montalegre estiveram na primeira linha connosco”. A Instituição agradeceu também à Segurança Social e ao Sistema Nacional de Saúde que “recebeu utentes nossos e foram muito bem tratados e os médicos de família preocuparam-se e acompanharam os seus doentes”.
“Muito importante foi também a prontidão e continuidade da nossa equipa médica e de enfermagem, o Dr. Emanuel Brilhante da UCC, e as enfermeiras Anabela Dias e Susana Pires que fizeram aqui aos nossos utentes o que os profissionais de saúde fazem em todo o lado ao serviço dos Portugueses: ajudar quem precisa, salvar vidas!”
O Lar de São José em Montalegre prepara-se agora a entrar noutra fase “com a esperança de em breve nos podermos todos abraçar de novo”, escreveu a Santa Casa da Misericórdia em comunicado.