CHAVES: Jovens criam soluções sustentáveis para a cidade

2021-01-31 15:48:33

Durante o fim do ano passado, e início deste ano, por volta de 32 jovens das diversas escolas de consumo sustentável para implementar na sua localidade.
Tudo teve início nas diversas palestras lecionadas por localidades dos nossos voluntários da Generation Earth, onde não só se conversou com os jovens sobre formas como os jovens se podem tornar mais ativos como cidadãos, mas também se lançou um desafio de criar uma medida para ajudar as suas comunidades locais a tornarem-se mais sustentáveis no domínio do consumo.
Os cinco grandes temas no concurso foram Mobilidade sustentável, Dietas sustentáveis e/ou desperdício alimentar, Água e florestas, Energia sustentável e Gestão de resíduos. E foi nestes temas que os jovens flavienses se debruçaram em grande, tendo uma adesão enorme e unicamente da população flaviense.
Com jovens cheios de garra, acompanhados com a mentoria dos jovens organizadores da Generation Earth, da diretora de conservação da ANP|WWF Portugal e presidente de associação flaviense Inpira! desenvolveram um plano elaborado para a implementação da sua medida. Ao longo do agravar da 3º vaga da pandemia, estes jovens ficaram em casa e resilientes e imaginativos, pensaram em soluções para um futuro a longo prazo, para quando regressarmos a uma normalidade, esta normalidade seja uma composta de comunidades sustentáveis e cooperativas.
E, como recompensa,o primeiro lugar foi dado à medida elaborada pela equipa Fernão Compostor, composto por Daniela Serapicos, Duarte Leite, Lucas Fernandes e Margarida Dias, que visa implementar compostagem nas várias escolas da cidade, cujo composto servirá para os jardins do Município, de forma a reduzir o uso de adubo químico e combater o desperdício alimentar. O excesso de composto será vendido a um preço acessível a agricultores do concelho de Chaves.
A equipa em segundo também envolvia compostagem mas diferenciando-se com a implementação de ecopontos distribuídos pelas freguesias de Santa Maria Maior e Madalena e Samaiões, e um sistema de inscrição para participar na compostagem.
A terceira envolve a realização de eventos de plogging, uma atividade de desporto e sustentabilidade que consiste em realizar um percurso poluído nas florestas de Chaves e a equipa que recolher mais lixo ganha, tudo enquanto se consolida a conexão da comunidade flaviense aos espaços verdes da cidade e numa segunda fase, estabelecer e promover os percursos como trilhos de lazer demarcados com ajuda da autarquia.
A equipa vencedora, a Fernão Compostor, agora ocupa-se de preparar as próximas etapas depois da sua vitória: preparar e apresentar a medida na presença de representantes da divisão do Ambiente e diversos orgãos executivos da Câmara Municipal de Chaves, para receber feedback real e pedir o seu apoio na implementação.
Generation Earth é um movimento de jovens criado pela primeira vez em Portugal no ínicio do ano atípico de 2020, onde deram início aos seus projectos sob o tema do consumo sustentável, sendo que o Concurso Mobi Green de medidas sustentáveis é um dos 3 projectos com apoio da ANP|WWF Portugal e financiamento da Fundação Gulbenkian e da Active Citizens Fund.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso