VALPAÇOS: Acusado de duplo homicídio começou hoje a ser julgado

2021-02-01 15:36:38

José Elias, o homem, de 67 anos, acusado pelo Ministério Público de ter morto a tiro os cunhados, Laurindo Cunha, de 52 anos, e Ana Paula Teixeira, de 49 anos, em Avarenta, concelho de Valpaços, começou hoje a ser julgado e escusou-se a prestar declarações ao coletivo de juízes do Tribunal de Vila Real.
O Ministério Público acusa o arguido de dois crimes de homicídio qualificado, 13 crimes de ameaça agravada e um crime de detenção de arma proibida.
Recorde-se que o caso remonta a 30 de maio e de acordo com o Ministério Público, o arguido atuou de «forma bruta, fria e determinada, com total desprezo pela vida das vítimas, concretizando um desígnio que vinha acalentando e para cuja execução refletiu e ponderou os meios a utilizar e o momento e local adequados e que bem conhecia para atuar».
No âmbito da investigação, foram apreendidas duas armas legalizadas na posse do arguido e, só no dia a seguir, foram encontrados dois invólucros, junto ao local onde estavam os cadáveres, a arma de calibre 12, com número de série rasurado, sobre o silvado e também as luvas de látex.
Os exames periciais revelaram tratar-se da arma e luvas usadas pelo arguido quando cometeu o duplo homicídio.
O advogado de defesa de José Elias quis solicitar uma perícia psiquiátrica ao seu cliente, mas o pedido foi recusado pelo tribunal.
Na primeira sessão de julgamento, que decorreu hoje no Tribunal de Vila Real, o arguido decidiu não prestar declarações ao coletivo de juízes.

Paulo Silva Reis com Carlos Daniel Morais

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso