33 utentes e nove funcionários testaram positivo à doença, depois de administrada a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
De 40 utentes da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), da Santa Casa da Misericórdia de Ribeira de Pena, 33 idosos testaram positivo ao novo Coronavírus. Já dos 100 funcionários da ERPI e da Unidade de Cuidados Continuados (UCC), nove estão positivos à doença.
Os casos positivos foram detetados a 16 de janeiro, quatro dias depois do processo de administração da vacina contra a Covid-19. A instituição já teve 35 infetados sendo que dois já estão curados, um já teve alta hospitalar. Neste momento, entre os 33 positivos, um doente encontra-se hospitalizado no Hospital de Vila Real.
Os utentes apresentam alguns sintomas mas estão todos estáveis e em isolamento, garantiu Joaquim Pinto, Vice-provedor da Misericórdia de Ribeira de Pena.
Os infetados estão a ser acompanhados pelas autoridades de saúde e o evoluir da situação é diariamente reportado ao Sistema Nacional de Saúde e à Direção Geral de Saúde. A trabalhar com os profissionais que dispõem a SCM de Ribeira de Pena garante que está a receber ajuda da autarquia que colabora com meios e funcionários para assegurar o funcionamento da instituição que ativou o nível intermédio do Plano de Contingência.
Depois de administrada a primeira dose da vacina, a 12 de janeiro, a Santa Casa da Misericórdia de Ribeira de Pena aguarda orientações da Direção Geral de Saúde para a finalização do processo de vacinação contra a Covid-19.
Ribeira de Pena está a par de Boticas entre os 26 concelhos da região Norte que nos últimos 14 dias tem um taxa de incidência superior a 1 920 novos casos de Covid-19 por 100 mil habitantes.
O concelho ribeirapenense encontra-se ainda na lista de concelhos em risco extremamente elevado de contágio.
Sara Esteves
Fotografia: Carlos Daniel Morais