NACIONAL: Calendário escolar sofre mudanças

2021-02-03 12:17:12

O Ministério da Educação para compensar a pausa escolar, não prevista devido à pandemia, revelou o novo calendário escolar, que não vai ter paragem no Carnaval e reduz as férias da Páscoa.
As aulas à distância começam na próxima segunda-feira, 8 de fevereiro, mas o Ministério da Educação já deixou definido e tornou público ontem ao final do dia, a supressão da pausa letiva de Carnaval, prevista de 15 a 17 de fevereiro e a alteração na pausa letiva da Páscoa, que passa a ter início no dia 29 de março e a terminar a 1 de abril.
Fica também deliberada a alteração das datas de conclusão do terceiro período para os diferentes anos de escolaridade, como o calendário final de provas e exames a serem divulgados até ao dia 12 de fevereiro.
A Direção-Geral da Educação, deu também indicações às escolas sobre a aprendizagem à distância dos próximos tempos, onde «importa relembrar alguns aspetos essenciais. A gestão dos momentos síncronos e assíncronos, que deve acautelar: O tempo de atenção dos alunos e a fadiga de ecrã, variável em função das idades, estilos de aprendizagem e ritmos de diferentes turmas. A diversificação de metodologias ao longo de cada aula, estimulando-se a atenção, o trabalho individual e em pares e acautelando-se a o excessivo recurso a métodos unidirecionais, seguindo-se as sugestões da UNESCO sobre a duração das unidades com base na capacidade dos alunos. O acompanhamento efetivo dos alunos nas aprendizagens desenvolvidas ao longo de cada semana e uma constante monitorização pelas estruturas das escolas da eficácia das opções tomadas para a maximização das aprendizagens dos alunos» explica o comunicado.


Paulo Silva Reis com Carlos Daniel Morais

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso