À semelhança do que tem acontecido por todo o país, onde já foram instaurados um total de 3 567 autos, também na cidade de Chaves as autoridades têm estado atentas ao incumprimento das medidas do novo estado de emergência resultado da pandemia da Covid-19.
Em Chaves, ao que a Sinal TV conseguiu apurar, a PSP já levantou 25 autos de contraordenação. Cinco pelo dever geral de recolhimento domiciliário, nove pelo incumprimento das regras de consumo de bebidas alcoólicas, quatro pela inobservância do dever de encerramento de instalações e estabelecimentos, duas pelo incumprimento das regras de ocupação, lotação, permanência e distanciamento físico, nos estabelecimentos de restauração e similares, um por venda de bebidas alcoólicas e quatro por aglomeração de pessoas em número superior ao legalmente definido.
Em termos nacionais, os números também são preocupantes e foram hoje divulgados pelo Ministério da Administração Interna (MAI).
Foram detidas mais de 100 pessoas pela GNR e PSP por desobediência das medidas previstas no estado de emergência. 40 das quais por violação da obrigação de confinamento obrigatório, por incumprimento das medidas previstas no estado de emergência.
Os dados divulgados esta quinta-feira, e segundo o balanço feito, a GNR e a PSP realizou na segunda quinzena de janeiro 14 242 ações de fiscalização que levaram ao encerramento de 204 estabelecimentos por incumprimento das normas estabelecidas. Foram instaurados um total de 3 567 autos de contraordenação, dos quais 1.592 dizem respeito ao dever geral de recolhimento domiciliário.
Dos autos instaurados, 740 são por incumprimento do uso de máscara nas vias e espaços públicos, 276 por incumprimento da limitação de circular entre concelhos, 173 por consumo de bebidas alcoólicas na via pública e 95 devido às regras de ocupação, lotação, permanência, distanciamento físico e meios de marcação prévia nos locais abertos ao público.
Paulo Silva Reis