Ministério da Administração Interna (MAI) confirmou hoje que o controlo de fronteiras vai manter-se pelo menos até dia 1 de março, altura em que termina o novo estado de emergência, e Montalegre vai passar a ter um ponto de passagem autorizado.
Em comunicado, o Ministério da Administração Interna adianta que vai abrir as fronteiras de Melgaço e Montalegre cuja passagem passa a ser permitida nos dias úteis entre as 6 e as 9 horas da manhã e entre as 17 e as 20 horas à tarde.
Quanto à fronteira de Vila Verde da Raia, vai permanecer aberta 24 horas por dia, sete dias por semana.
Recorde-se que o autarca de Montalegre foi sempre dos mais contestatários em defesa dos trabalhadores transfronteiriços que com o encerramento da fronteira, tinham de viajar até Chaves quando tinham a escaços quilómetros da raia o seu local de trabalho e isso trazia grandes encargos e transtornos à população.
No documento, hoje emitido pelo MAI, lê-se: «Na sequência do diálogo com os autarcas dos municípios raianos e da articulação permanente entre os governos de Portugal e de Espanha, o controlo de pessoas nas fronteiras terrestres e fluviais vai manter-se até ao dia 1 de março, tendo sido decidido acrescentar dois Pontos de Passagem Autorizados (PPA), em Melgaço e Montalegre», mas com horários específicos.
Paulo Silva Reis