REGIÃO: Gestos que salvam num Enfarte Agudo do Miocárdio

2021-02-14 18:16:11

O Enfarte Agudo do Miocárdio (EAM), vulgarmente conhecido por ataque cardíaco, é uma emergência médica em que cada minuto conta porque há o risco de o coração parar. O seu objetivo é confortar, apoiar e monitorizar a condição da vítima enquanto espera pelos serviços de emergência.

O reconhecimento precoce dos sinais e sintomas do EAM é fundamental e deve motivar o contacto com o 112. Esta é a via preferencial dado que reduz o intervalo de tempo até ao início da avaliação, diagnóstico, terapêutica e agilização do transporte para a unidade hospitalar mais adequada.

São sinais e sintomas de um possível Enfarte:
Dor apertada no peito com uma sensação de esmagamento e que não acalma quando a vítima se põe em repouso; Irradiação da dor para o braço, pescoço, mandíbula ou costas; Dificuldade em respirar; Pele pálida, acinzentada pegajosa ou suada; Desconforto abdominal, náuseas e vómitos.

Encontrando-se perante sinais e sintomas de um Enfarte, deve:
Coloque a vítima confortável: tranquilize-a, sente-a numa posição confortável e impeça-a de fazer qualquer tipo de esforços;
Não perca tempo, ligue imediatamente 112: colabore com o Operador informando quais os sinais e sintomas da vítima;
Explique o que se passa e siga as instruções que lhe forem dadas;
Monitorize a vítima: observe a atividade respiratória e a pulsação enquanto aguarda pelas equipas de emergência. Se existir alguma alteração deverá transmiti-la às equipas;
Não deve ir para o hospital por meios próprios: o hospital mais perto pode não ser o mais indicado;
Nunca espere que a dor passe por si: o tempo de atuação é fundamental!


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso