Dois Lobos Ibéricos foram encontrados mortos, através de uma armadilha, em Local denominado por «Casa do Padre», na Freguesia de Cabril, Parque Natural da Peneda Geres, em Montalegre.
O Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR de Chaves, foi esta tarde alertado pelos serviços do Parque Natural da Peneda Geres, para a existência de três animais mortos em armadilhas.
As patrulhas do SEPNA da GNR de Chaves, de imediato foram para o local e depararam-se com um cenário bastante macabro.
O Lobo Ibérico é uma espécie protegida em Portugal, mas também é um animal que não goza de grande apreço pelas populações e a perseguição da espécie, embora protegida, foi sempre uma constante.
Ao que a Sinal TV conseguiu apurar, um Cavalo Garrano à solta, que no Gerês é habitual, foi morto e utilizado como «cebo» para atrair os Lobos. Na zona envolvente, onde foi largado o Cavalo, foram montadas armadilhas, vulgarmente chamadas de «laços» e dois Lobos, acabaram por morrer nas armadilhas.
Depois de examinado o espaço e de terem sido recolhidas provas e indícios, para darem início à investigação, os animais foram recolhidos pelos elementos da patrulha do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR de Chaves, em conjunto com o Núcleo de Apoio Técnico de Vila Real e transportados para o Hospital Veterinário da UTAD, a fim de serem examinados.
Paulo Silva Reis com Carlos Daniel Morais