Ciclo de ações de capacitação, sob a forma de webinar, visa capacitar os técnicos municipais e stackholders da região do Alto Tâmega.
A primeira sessão de um ciclo de ações de capacitação dedicado ao tema “Politicas Públicas Florestais”, decorreu na última quarta feira, no âmbito de uma iniciativa dos Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso, EHATB, em articulação com a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega, CIMAT.
O ciclo de ações de capacitação, sob a forma de webinar, teve como objetivo «a capacitação de técnicos municipais e stackholders da região do Alto Tâmega, nos elementos essenciais das políticas públicas florestais», como o futuro da Política Agrícola Comum, PAC, o Programa de transformação de Paisagem, o Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais e Instrumentos de Financiamento.
A primeira sessão sob o tema “Estratégia Florestal para o Alto Tâmega”, teve como oradores o Primeiro Secretário Executivo da CIMAT, Ramiro Gonçalves, a Diretora Regional do ICNF Norte, Sandra Sarmento e o professor Miguel Freitas da Universidade do Algarve, e contou com a presença de 81 participantes.
As apresentações e o vídeo da 1ª sessão poderá ser consultado em https://altotamegaflorestal.pt/.
A segunda sessão será amanhã, quarta-feira, às 10h30, com a temática – “Bioeconomia e Serviços Ecossistémicos: estudos de caso e aplicações”, com os oradores: Nuno Oliveira (NBI) e Sofia Vaz (CIBIO).