BOTICAS: Processo de recenseamento arranca no dia 5 de abril

2021-02-18 16:26:01

Concelho de Boticas recebeu sessão de Esclarecimentos sobre os Censos 2021.


Decorreu na última quarta feira, dia 17 de fevereiro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Boticas, uma sessão de esclarecimentos acerca dos procedimentos inerentes à realização do XVI Recenseamento Geral da População e VI Recenseamento Geral da Habitação – Censos 2021, operação estatística nacional levada a cabo pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
A palestra, que contou com a presença do Presidente do Município de Boticas, Fernando Queiroga, e restante executivo camarário, dos Presidentes das Juntas de Freguesia, da Coordenadora Sub-regional, Cláudia Sousa, e da Coordenadora Municipal, Carina Baía, foi orientada pela Coordenadora Regional do INE, Emília Moreira, que explicou a forma como decorrerá o processo, bem como as responsabilidades delegadas aos órgãos autárquicos locais na realização dos Censos 2021.

O processo de recenseamento arranca no dia 5 de abril, com distribuição de cartas, onde constam os códigos para acesso e reposta pela internet, ou questionários em todas as habitações, prolongando-se até 31 de maio, data em que será feito o preenchimento e recolha de informação por domicílio.

Nesse sentido, e de modo a garantir que a operação estatística decorre dentro do expetável, apela-se à colaboração da população, estando a autarquia e as respetivas juntas de freguesias disponíveis para esclarecer e ajudar os munícipes no que for necessário.

De referir que as candidaturas para o recrutamento de recenseadores foram prolongadas até ao próximo dia 21 de fevereiro, podendo os interessados inscrever-se no site do INE, em https://censos.ine.pt/.

Tendo em conta a atual conjuntura epidemiológica, o INE definiu um Plano de Contingência que inclui, entre outras medidas, a observação de um rigoroso protocolo de segurança de saúde pública ao abrigo das regras emanadas pelas autoridades de saúde, uma estratégia que reforça a opção pela recolha de informação através da internet e o apoio à população através de uma linha telefónica, com possibilidade da resposta por telefone dirigida essencialmente a grupos da população sem acesso à internet ou impedidos de contacto presencial, nomeadamente por razões de saúde pública.

 


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