BOTICAS: Ultrapassado surto na Misericórdia de Boticas

2021-02-18 17:46:01

Instituição teve 60 pessoas infetadas por Covid-19.

O surto de Covid-19 no Lar Nossa Senhora da Livração e no Centro de Apoio a Deficientes do Alto Tâmega (CADAT), da Santa Casa da Misericórdia de Boticas, que infetou 60 pessoas entre 41 utentes e 19 funcionários, está ultrapassado, disse a autarquia de Boticas.

Nesta duas valências da SCM de Boticas, a primeira dose da vacina contra a Covid-19 já tinha sido administrada a 12 de janeiro. Os casos positivos foram depois detetados, após um rastreio.

Na valência da terceira idade, de 50 idosos nove testaram positivo à doença, e no CADAT 31 utentes ficaram infetados num total de 32 pessoas.

Todos os infetados pelo novo coronavírus encontravam-se à altura assintomáticos e foram acompanhados pelas autoridades de saúde.

“Os utentes e funcionários encontram-se bem. Felizmente ninguém faleceu. Estamos contentes por juntos termos conseguido ultrapassar esta situação que exige sempre muito rigor”, destacou à Sinal TV Fernando Campos, Provedor da Misericórdia de Boticas.

A instituição aguarda orientações da Direção Geral de Saúde (DGS) para a administração da segunda dose da vacina que estava inicialmente prevista para 2 de fevereiro.

Além da superação deste surto, o concelho de Boticas tem registado, nas últimas semanas, uma diminuição significativa do número de novos casos diários.

Segundo a mais recente publicação da Unidade de Saúde Pública do ACES do Alto Tâmega e Barroso, relativa às 23h59 do dia 16 de fevereiro, Boticas tem em fase ativa da doença 69 casos, num total de 442 em toda a região do Alto Tâmega.


Sara Esteves
Fotografia: Carlos Daniel Morais

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso