O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), segundo o anúncio publicado em Diário da República, lançou um concurso público para a instalação e desenvolvimento de uma área de cuidados paliativos de apoio à urgência da unidade de Chaves.
Perante esta notícia, o Presidente da Câmara Municipal de Chaves não demorou a demonstrar o seu contentamento.
''Nos últimos anos o Hospital de Chaves tem sido objeto de decisões de requalificação das instalações e reforço da capacidade de prestação de serviços de saúde.
As mais importantes foram a requalificação dos blocos cirúrgicos de apoio à urgência e, agora, a criação de uma unidade de cuidados paliativos.
Estas são as boas notícias que já merecíamos há muito tempo.
Temos de continuar a manter uma atitude de vigilância e exigência para com o Ministério da Saúde, para que o direito à saúde dos nossos concidadãos seja assegurado'', escreveu Nuno Vaz na sua página de Facebook.
O autarca destacou ainda que ''muito há ainda para fazer, sobretudo na dimensão do reforço dos recursos humanos, mas estes são os passos certos no caminho que estamos a empreender'', termina.
A empreitada para o hospital de Chaves tem o valor de 775 335 euros e vai servir de apoio à urgência da unidade hospitalar de Chaves que abrange os concelhos de Chaves, Montalegre, Boticas e Valpaços e ainda algumas localidades de Vila Pouca de Aguiar e Ribeira de Pena, num total de cerca de 94 mil habitantes.
O anúncio, no âmbito do FEDER, refere que o prazo de execução da obra é de um ano.
Fotografia arquivo