Fundo visa mitigar o impacto da pandemia de Covid-19 nos agentes económicos do concelho.
O Município de Valpaços vai criar um novo Fundo de Emergência de Apoio às Empresas, à semelhança do que foi preparado em setembro de 2020. O fundo de emergência municipal prevê ajudar os agentes económicos do concelho a minimizar o impacto da crise económica provocada por esta pandemia.
A autarquia não esquece, «aqueles que por imposição legal tiveram de encerrar as portas dos seus estabelecimentos, colocando em risco a sustentabilidade dos seus negócios». Além deste apoio que está a ser preparado o município dispõe de uma linha de apoio psicológico aos munícipes que, por via do isolamento social, se encontram em situação de maior fragilidade.
O Presidente do concelho de Valpaços, Amílcar Almeida referiu, em comunicado, que «o número de famílias à procura de ajuda alimentar aumentou consideravelmente no nosso Concelho. Também cada vez mais famílias pedem ajuda para apoio ao arrendamento e para despesas com medicação. O aumento de número de Valpacenses a procurarem ajuda deve preocupar-nos a todos» e nesse sentido a Câmara recorda alguns contactos para quem está a atravessar dificuldades, sobretudo às famílias que perderam rendimentos, às famílias numerosas e os grupos vulneráveis. ( telefones; 278 710 130 / 960 460 331 e o email; acaosocial@valpacos.pt)
O número de casos em fase ativa no concelho tem diminuído são agora, 19, de acordo com o último boletim epidemiológico da Unidade de Saúde Pública do Alto Tâmega e Barroso, mas e segundo o autarca «não é motivo para deixarmos de continuar a cumprir o confinamento. (...) A Páscoa aproxima-se e espero que ninguém facilite, pois seria deitar tudo a perder. O início da vacinação traz-nos esperança. Vamos agarrar-nos a essa esperança, conscientes de que cada um de nós terá de fazer a sua parte».