V.P.AGUIAR: Avança a Ecovia Internacional do Tâmega e do Corgo

2021-02-25 14:45:05

Percurso atravessa os concelhos de Chaves, Vila Pouca de Aguiar, Vila Real, Santa Marta de Penaguião e Peso da Régua.


A Câmara de Vila Pouca de Aguiar, aprovou em reunião de Câmara, o acordo de parceria para a gestão e promoção da Ecovia Internacional do Tâmega e do Corgo entre os cinco municípios portugueses.

A futura ecovia que aproveita a antiga linha do Corgo irá ligar as regiões do Douro e Alto Tâmega, e daqui até Espanha (troço Chaves-Verín).

De acordo com a autarquia, a ecovia na linha de comboio desativada entre o Peso da Régua e Chaves passará a ser uma infraestrutura de relevante interesse para a promoção do turismo de escala regional.

O acordo vai traduzir-se numa estreita colaboração entre as cinco autarquias por forma a concretizar os projetos e obras necessárias nos respetivos troços, na manutenção do espaço, na valorização dos produtos e da natureza.

A constituição de uma equipa intermunicipal vai permitir promover a conceção da marca em articulação com as entidades oficiais de turismo e as comunidades intermunicipais do Douro e do Alto Tâmega, acompanhar os projetos dos troços, monitorizar as necessidades de manutenção e proceder à obtenção de financiamento nas intervenções a realizar por cada município. O acordo vai vigorar por cinco anos, e com possibilidade de renovação.

No acordo pode ler-se que «a valorização turística desta Ecovia, que percorre o território português em aproximadamente 99km, desde a região do Douro até ao Alto Tâmega, permite responder a alguns dos objetivos da estratégia nacional no âmbito do turismo, contribuindo para o incremento e diversificação da atividade turística e desenvolvimento geral do território».

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso