REGIÃO: Chaves, Valpaços e V. Pouca de Aguiar entre 36 municípios que participa na Campanha

2021-02-27 11:46:42

O movimento associativo juvenil afirmou-se como parte da solução e ativou os jovens como agentes de saúde pública perante uma provação coletiva e envolvem 9300 jovens em campanha de combate à Covid-19.
O ano de 2020 foi marcado pelo surgimento da pandemia COVID-19 que provocou várias alterações quotidianas que afetaram, invariavelmente, a juventude. Com a necessidade de uma adaptação rápida às novas rotinas, a FNAJ desenvolveu a Campanha “Desconfinar Jovem – A Tua Causa”, inserida no projeto “LIGA-TE!”, uma plataforma digital que promoveu a disseminação de comportamentos seguros e responsáveis por parte dos/as jovens, face a uma realidade tão disruptiva.
Com um carácter contínuo, esta Campanha da Federação Nacional desenvolveu várias ações em momentos distintos, dando origem a duas iniciativas: “O Risco é Real. Sê o herói deste verão!”, que surgiu após o primeiro confinamento do país, e “Vamos salvar o futuro! Sê o herói desta causa”, colocada em prática já após o regresso presencial às escolas e no contexto da vivência das férias escolares de Natal. Neste âmbito foram produzidos 61 vídeos e imagens com dicas e conselhos práticos para a prevenção da propagação da Covid-19 nos/as jovens e 6 Manuais de informação, sensibilização e partilha de boas práticas para um (des)confinamento em segurança, elaborados em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) e com a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP).
Em conjunto, estas ações envolveram mais de 9300 jovens, mobilizando 350 voluntários, distribuídos por 43 brigadas com ação em 36 localidades de todo o país, que agiram enquanto multiplicadores de boas práticas, unidos por uma causa coletiva com um impacto real na comunidade.
A iniciativa “O Risco é Real. Sê o herói deste verão!” promoveu a ativação de jovens e das suas organizações como agentes de saúde pública, tendo desenvolvido e disseminado documentos de informação e sensibilização para o desconfinamento seguro, criado slogans e vídeos com mensagens e dicas para jovens, através da via digital. Já no plano físico realizou-se um action day em praias de todos os distritos do país e ilhas, com recurso à distribuição de material de proteção e a disseminação de informação sobre comportamentos capazes de minimizar o risco de contágio da COVID-19 na população jovem, num contacto e ação direta de jovens com jovens.
A ação “Vamos salvar o futuro! Sê o herói desta causa” adaptou os manuais já existentes à realidade vivida no momento, criando recomendações para um (des)confinamento em segurança, privilegiando a opção de ficar em casa como comportamento preventivo. A execução da ação aconteceu também em dois níveis: no plano físico com a concretização de um action day operacionalizado em escolas de todo o país, visando a consciencialização entre pares e a distribuição de material de proteção e sensibilização, promovendo a adoção de comportamentos seguros. A via digital permitiu a disseminação de imagens criativas com frases de apelo ao cumprimento das normas sanitárias que foram difundidas nas redes sociais da FNAJ e dos municípios e escolas de todo o país.
A avaliação feita pelos municípios, escolas e brigadas de voluntários/as, permitiu perceber a alta pertinência da ação, tendo sido referenciado o seu impacto positivo na vivência diária dos jovens e na sua mudança de comportamentos, salientando-se a elevada taxa de eficácia na consciencialização e na passagem de informação pelo facto desta ocorrer interpares, manifestando a sua relevância e o seu caráter de inovação social.
Esta ação de âmbito nacional contou com o alto patrocínio da Presidência da República Portuguesa e com o apoio da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, do IPDJ – Instituto Português do Desporto e da Juventude, da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa, da Ordem dos Psicólogos Portugueses, dos municípios pertencentes à Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude da FNAJ, das Escolas e das Federações Distritais/Regionais e de Associações Juvenis de todo o país.


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso