REGIÃO: Um ano depois da Covid-19 chegar, os hospitais começam a respirar

2021-03-02 22:29:30

Numa altura em que se assinala a data dos primeiros casos de Covid-19 em Portugal no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, que engloba os hospitais de Chaves, Lamego e Vila Real, tem vindo a reduzir o número de internados por Covid-19.
A região já foi uma das que mais concelhos teve em risco extremo de contágio por 100 mil habitantes e o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, no seu pico chegou a ter 181 pessoas hospitalizadas por Covid-19 em todo o Centro Hospitalar. 157 em enfermaria e 24 na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), mas mesmo assim nunca entrou em rotura.
A região está em franca recuperação e hoje as unidades hospitalares, que já baixaram os níveis do plano de emergência, nas três unidades do Centro Hospitalar, segundo os números hoje avançados, permanecem apenas 37 doentes internados por Covid-19, dos quais 29 em enfermaria e 8 em UCI.
Aos poucos as unidades hospitalares preparam-se para o futuro, mas apesar dos números serem animadores, o tempo ainda não é de desconfiar e todos os cuidados devem continuar a ser levados em linha de conta.

Paulo Silva Reis com Carlos Daniel Morais


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso