CHAVES: Deputados do PS congratulam professor flaviense

2021-03-03 10:11:57

Jorge Teixeira recebeu o título do Global Teacher Award 2020.


Cinco deputados do Partido Socialista de Vila Real, eleitos na Assembleia da República, congratularam o docente Jorge Teixeira pela atribuição do «Global Teacher Award 2020».
Jorge Teixeira é professor e Física e Química na Escola Secundária Júlio Martins em Chaves e foi o primeiro docente português a vencer a 3ª edição do «Global Teacher Award 2020 & Teacher Inspirator Week», um concurso mundial que premeia a excelência no ensino e a sua contribuição para a construção da sociedade, com base num ensino inspirador.

José Jorge Teixeira conseguiu chegar à fase final deste galardão, com a apresentação de um trabalho prático experimental, adaptado ao contexto pandémico, que realizou com a colaboração dos alunos do 10º ano de escolaridade, recorrendo a calculadoras gráficas e micro bits, um computador de placa única utilizado para o ensino de conceitos básicos de computação e programação de computadores.

Fundou há 14 anos, na Escola Secundária Fernão de Magalhães, na cidade de Chaves, o «Clube do Ensino Experimental das Ciências», com o intuito de conciliar o ensino formal com o não formal. Colabora com o projeto «Física e Química Experimental para os + pequenos» desde a sua criação, em 2015.

Ao logo da sua carreira, publicou vários artigos no âmbito do ensino experimental das ciências e obteve vários prémios e distinções. Mais recentemente, em 2019, o docente Jorge Teixeira integrou a lista dos 50 melhores professores do mundo, e em 2018 foi considerado o melhor professor de Portugal ao ser distinguido com o «Global Teacher Prize». Nesse mesmo ano, foi agraciado, pelo Município de Chaves, com a Medalha de Mérito Municipal Grau Prata.

José Jorge da Silva Teixeira nasceu a 7 de maio de 1969, em Chaves, onde também é professor de Físico-Química, no Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins. É licenciado em Engenharia (ramo de Ciência dos Materiais) e em Física (ramo de Formação Educacional) pela Universidade de Coimbra e Mestre em Física (Área de Especialização em Ensino) pela Universidade do Minho, e colabora na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro no Departamento da Didática da Ciência e Tecnologias.

«Assim, a Assembleia da República congratula-se com a atribuição do prémio «Global Teacher Award 2020» ao professor José Jorge Teixeira, sendo demonstrativo da competência, da qualidade, do profissionalismo e da capacidade de adaptação que os docentes portugueses demonstram, também, em contexto de pandemia», lê-se no Projeto de Voto 482/XIV de 2 de março de 2021, dos deputados Francisco Rocha, Ascenso Simões, Lúcia Araújo Silva, Porfírio Silva e Tiago Estêvão Martins.

Fotografia: Carlos Daniel Morais

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso