REGIÃO: Bombeiros de Carrezedo de Montenegro recebem desfibrilhador

2021-03-03 16:55:05

Equipamento foi doado em parceria com a Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários (APBV) e o grupo SONAE, a cinco corporações dos distritos de Vila Real e Bragança. No Alto Tâmega foi entregue um equipamento aos bombeiros de Carrazedo de Montenegro, no concelho de Valpaços.


Os Bombeiros Voluntários de Carrazedo de Montenegro, no concelho de Valpaços receberam esta quarta feira um desfibrilhador que foi doado pela Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários, (APBV) e pelo grupo SONAE, detentor do continente, a cinco corporações dos distritos de Vila Real e Bragança.

A entrega dos desfibrilhadores automáticos externos (DAE) aconteceu no quartel dos Bombeiros Voluntários de Vila Pouca de Aguiar, na presença dos representantes das diferentes corporações.

“Ainda não tínhamos este aparelho . É uma mais valia para o corpo de bombeiros sobretudo em situações de paragem cardiorrespiratória, onde pode fazer a diferença”, destacou João Sousa, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Carrazedo de Montenegro.

Esta corporação de bombeiros, com 90 anos, tem cerca de 700 saídas anuais e até ao dia de hoje este trabalho era realizado através de manobras de reanimação, muitas vezes com o auxílio da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER).

O desfibrilhador automático externos custa cerca de três mil euros e “vem dar um contributo significativo na melhoria do socorro. É necessário estarmos credenciados para utilizar o equipamento”.

Os DAE são aparelhos capazes de administrar um choque elétrico controlado que restaura a função cardíaca em caso de paragem cardiorrespiratória.

Por todo o país já foram entregues estes aparelhos a 25 corporações de bombeiros, uma iniciativa da campanha solidária “Este saco tem uma missão”, da Missão Continente, do Grupo SONAE através da colocação de sacos solidários à venda nos hipermercados.

Além da Corporação de Bombeiros Voluntários de Carrazedo de Montenegro, no distrito de Vila Real foi ainda entregue um DAE aos bombeiros de Provesende, no concelho de Sabrosa. No distrito de Bragança foram doados três aparelhos às corporações de Freixo de Espada à Cinta, Izeda e Vimioso.

Sara Esteves
Fotografia: DR


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso