REGIÃO: Eurocidade é membro oficial da RegHub

2021-03-04 10:16:20

Rede de Centros Regionais (RegHub)é uma rede que avalia a execução das políticas da União Europeia (UE) e é coordenada pelo Comité Europeu das Regiões.


A Eurocidade Chaves-Verín foi eleita em dezembro de 2020 como centro regional para o Comité das Regiões Europeu, que avalia a implementação das políticas da União Europeia (UE), recolhe dados e promove melhorias na legislação.

Este Comité lançou oficialmente a RegHub 2.0, Rede de Centros Regionais e a Eurocidade Chaves-Verín, AECT, é membro oficial, tendo sido eleita pelo Comité das Regiões Europeu como um dos centros regionais para avaliar a implementação das políticas da União Europeia neste território.

Na apresentação esteve presente o diretor executivo, Pablo Rivera. Este encontro decorreu através de uma plataforma online e contou com a presença de Apostolos Tzitzikostas, presidente do Comité das Regiões e do Vice-Presidente da Comissão Europeia Maroš Šef?ovi?.

Na apresentação oficial da rede foi destacado «o importante papel que as regiões e os municípios europeus devem desempenhar na Conferência sobre o Futuro da Europa sendo ainda salientada a importância da cooperação transfronteiriça, especialmente em áreas como a saúde. Este problema é evidenciado pela atual crise pandémica».

Foi destacado ainda que «a Comissão Europeia incrementou o papel do Comité das Regiões na sua nova plataforma Fit for Future (parte do programa REFIT) e reconheceu o RegHub como uma ferramenta valiosa do Comité para o trabalho da plataforma».

A plataforma Fit for Future é formada por um grupo de peritos que ajudará a Comissão a simplificar a legislação da UE em vigor, reduzir a carga administrativa para os cidadãos e as empresas e garantir que a legislação da UE se adapta ao futuro.

O Comité das Regiões terá três representantes no grupo governamental da plataforma e poderá convidar representantes da RegHub para reuniões. O Comité das Regiões e a RegHub poderão contribuir para o programa de trabalho anual da plataforma.

A Eurocidade Chaves-Verín, AECT tornou-se a primeira Eurocidade a fazer parte desta Rede de Centros, com objetivo de recolha de dados para promover melhorias na legislação da União Europeia. A partir desta rede, foram avaliadas questões de interesse comum, como a saúde transfronteiriça, as ajudas regionais ou o futuro da Política Agrícola Comum. Juntamente com a Eurocidade Chaves-Verín, AECT, esta lista é composta pela Comunidade de Madrid, Comunidade Valenciana e a região do Alentejo, entre outros grandes territórios europeus.

Fotografia: Carlos Daniel Morais


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso