V.P. AGUIAR: Captações de água no rio Torno

2021-03-07 10:24:44

Autarca esteve no Alvão a verificar vários trabalhos de reposição das captações de água que o município tem no rio Torno
O presidente da Câmara Alberto Machado esteve no Alvão a verificar os trabalhos da obra mais importante do autarca aguiarense, que vai de encontro à maior riqueza deste século, a água. Decorria a substituição de captações e condutas de água que a empresa Iberdrola está a efetuar em contrapartida à implementação do SET - Sistema Eletroprodutor do Tâmega, e as barragens que teimavam não sair do papel, começam agora a encher.
À materialização das obras das barragens que dinamizam a economia e à execução de plano de compensações a vários níveis, acresce agora a criação de uma rede de abastecimento de água eficiente para todo o concelho.
O presidente da Câmara, Alberto Machado não tem dúvidas que agora o abastecimento de água assegura o futuro do concelho, até porque «esta água é nossa!».
A título de exemplo, no fornecimento de água em alta, o valor cobrado pela empresa Águas do Norte é de 0,55€, mais Iva, por m3. Acontece que naquela zona atravessada pelo rio Torno onde se chegou a projetar a barragem do Cabouço suplantada pela de Gouvães que se insere no SET, há agora um renovado armazém com máquinas de captação, e ali perto uma Estação de Tratamento de Águas que é de última geração, onde estão os depósitos e as tubagens colocadas vão começar a bombear água para o nosso sistema a uma capacidade de 160 m3 por hora. A rede de abastecimento será gerida localmente, o que se traduz no cumprimento das necessidades de abastecimento de água do concelho e a custo reduzido para os munícipes.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso