CHAVES: Pontilhão da Galinheira voltou a ceder

2021-03-07 21:27:42

Menos de cinco meses depois da sua conclusão o Pontilhão da Galinheira, em Santa Cruz, Chaves, voltou a ceder e as fendas e mau estado da obra já são visíveis, temendo-se que possa colapsar a qualquer momento.
Desde 2019 que aquela obra estava a ser feita e só depois de um entendimento com a Agência Portuguesa do Ambiente, que queria a sua remoção e não as reparações, é que a obra arrancou, mas mesmo assim teve que ser dividida em duas fases.
Em outubro o Pontilhão da Galinheira foi dado como pronto e a infraestrutura até parecia mais robusta e mais larga que a anterior, mas o certo é que nem cinco meses se manteve sem revelar as suas fragilidades.
As fortes chuvadas do mês de fevereiro fizeram subir o nível do rio Tâmega, que chegou mesmo a sair do seu caudal habitual em alguns locais da cidade. O Pontilhão da Galinheira foi posto à prova, com a água a passar por cima, mas agora que os raios de Sol voltaram e o rio voltou ao seu normal, tornou-se visível que o Pontilhão da Galinheira voltou a ceder e tem a sua estrutura muito danificada.
Ao que a Sinal TV conseguiu apurar, a comunicação para a Agência Portuguesa do Ambiente, entidade que faz a gestão dos rios, já foi feita e a autarquia vai chamar os empreiteiros envolvidos na obra para apuramento de responsabilidades, até porque a obra ainda está dentro do período de garantia.
A segurança também não foi descorada e os serviços municipais vão vedar a passagem às primeiras horas de amanhã.

Paulo Silva Reis

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso