VALPAÇOS: «Não podemos baixar a guarda»

2021-03-08 11:11:03

Amílcar Almeida destacou que apesar do decréscimo do número de novos casos e de mortes não se pode baixar a guarda até porque não está mesmo excluída a possibilidade de uma quarta vaga da pandemia.

O concelho de Valpaços regista em fase ativa da doença nove casos. Mas “apesar de existir agora a sensação de que a situação já está controlada, pelo decréscimo do número de novos casos e de mortes e ainda por já ter iniciado o plano de vacinação, não podemos esquecer que também no pós-primeira vaga partimos de números muito baixos e que ao fim de algum tempo voltaram a subir”, destacou o Presidente da Câmara Municipal de Valpaços.

Amílcar Almeida refere ainda que “não podemos baixar a guarda”.
O Plano de Desconfinamento será anunciado pelo Governo no próximo dia 11 de março. O autarca relembra que “quando começarmos a desconfinar, que se espera por fases, com critérios e com segurança, é inevitável que o número de contágios vá aumentar. O medo e a angústia não podem tomar conta de nós. Vamos ter que conseguir «viver fora de casa», com maior cuidado e o mesmo compromisso”.

A preocupação é de que os contágios possam aumentar mais depressa devido à presença das três novas variantes, tendo em conta que as mutações fazem com que o virus se transmita mais depressa.
“Não está mesmo excluída a possibilidade de uma quarta vaga da pandemia, mesmo com a atual campanha de vacinação em curso”.

Em comunicado o autarca dirige-se aos valpacenses dizendo que “devido à previsão de subida dos valores de temperatura nos próximos tempos, poderá haver tendência para uma maior mobilidade da população e, consequentemente, para um relaxamento do cumprimento das normas de confinamento. Temos que manter todas as medidas de segurança. Como também não podemos permitir que a fadiga pandémica e a vulgarização dos números (face ao decréscimo do número de novos casos e de mortes) constituam motivos para aligeirar os nossos comportamentos”.
Fotografia arquivo

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso