ACES do Alto Tâmega e Barroso recebe amanhã unidades móveis de apoio à vacinação contra a Covid-19.
O Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Tâmega e Barroso recebe na próxima quinta feira unidades móveis de apoio à vacinação contra a Covid-19. Serão duas unidades, uma carrinha e um carro para realizar a visitação domiciliária a doentes acamados e dependentes.
“Já estão a ser convocadas as pessoas para receberem a visita domiciliária. Até agora, esta visita era realizada em viaturas dos centros de saúde locais e com estas unidades móveis teremos mais meios disponíveis para o processo de administração da vacina a este grupo”, referiu Laurentina Teixeira, Diretora Executiva dos ACES do Alto Tâmega e Barroso.
As viaturas foram disponibilizadas pela Fundação Gulbenkian à Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte) e depois distribuídas por cinco áreas. No total a ARS Norte receberá 50 unidades móveis para a administração da vacina às populações acamadas e dependentes que, segundo o Presidente da ARS-Norte Carlos Nunes, “há cerca de 25 mil pessoas nesta situação”.
As primeiras cinco viaturas fazem-se à estrada na próxima quinta feira, e no caso do ACES do Alto Tâmega e Barroso serão recebidas no Centro de Saúde Nº2 mas “vão circular pelos seis concelhos da região”.
Este grupo prioritário ainda não tinha sido vacinado contra a doença porque os agrupamentos de saúde aguardavam orientações superiores. O processo será agora em casa com o apoio destas unidades móveis.
Em Chaves o arranque da vacinação está programado para a próxima sexta-feira, dia 12 de março.
Sara Esteves
Fotografia DR