REGIÃO: Crianças estão de regresso à escola com muitos testes à mistura

2021-03-14 10:41:21

Os alunos começam a voltar às salas de aula esta segunda-feira depois de terem estado quase dois meses em casa, num regresso que fica também marcado por uma campanha de testes sem precedente a docente e pessoal não docente da educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico das escolas públicas e estabelecimentos privados.
Pais e filhos estão ansiosos e ao mesmo tempo preocupados com este regresso. Recorde-se que devido à pandemia dá Covid-19 as escolas estão encerradas desde 22 de janeiro, data em que o Governo anunciou uma interrupção letiva antecipada de duas semanas. As aulas retomaram a 8 de fevereiro, mas à distância, à semelhança do que já tinha acontecido no ano passado.
A segurança é a palavra de ordem neste momento para não cometermos erros do passado não muito distante e todos os cuidados e normativas da Direção Geral de Saúde (DGS) estão a ser levadas em linha de conta.
De acordo com um documento da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, entre os dias 16 e 19 de março todo o pessoal docente e pessoal não docente da educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico, de todos os concelhos de Portugal continental, vai ser testado com testes rápidos de antigénio em amostras do trato respiratório superior (exsudado da oro/nasofaringe). Depois a cada 14 dias o teste vai ser repetido, mas ai apenas nos concelhos com um nível de incidência de casos positivos acima de 120 por cada 100.000 habitantes, mas atenção, os testes de despistagem não são obrigatórios e qualquer pessoa se pode negar a faze-lo.

Paulo Silva Reis com Carlos Daniel Morais


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso