Frutos secos, engordam?

2021-03-14 14:34:38

Para entendermos o impacto dos frutos secos na nossa alimentação é necessário ter presente que existem duas categorias de frutos secos. Os frutos secos oleaginosos que são consumidos no seu estado seco (nozes, amêndoas, pinhões, amendoins, pistácios, avelãs, entre outros) e os frutos sujeitos a desidratação – frutos secos propriamente ditos ou desidratados (passas de uva, ameixas secas, figos secos, entre outros). Neste texto vou explicar a importância dos frutos secos oleaginosos e qual o seu impacto na nossa saúde. Possuem um valor energético que poderá oscilar entre 5,3 e 6,6 kcal/g de fruto, sendo compostas por cerca de 10-25% de proteínas, 5-20% de hidratos de carbono (açúcares) e 50-60% de lípidos. Os lípidos são maioritariamente ácidos gordos insaturados (mono e polinsaturados ómega 3 e ómega 6), devido a este fator são úteis na prevenção de doenças cardiovasculares. Não possuem colesterol, ajudam na redução do colesterol total e do LDL. Também são excelentes fornecedores de fibras alimentares que aumentam a sensação de saciedade, equilibram o trânsito intestinal, ajudam a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Contêm na sua constituição proteína, vitaminas (vitamina E, vitaminas do complexo B, ácido fólico), minerais (zinco, magnésio, selénio, ferro, cálcio, fósforo e potássio) que ajuda no desenvolvimento de um esqueleto saudável e controlo da tensão arterial. O teor de Vitamina E (poder antioxidante) combate os efeitos nocivos originados pelos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce, ajudando na prevenção da aterosclerose.
São assim considerados um snack interessante para realizar ou complementar uma merenda da manhã, da tarde ou para incluir nas refeições principais. Combinam bem, por exemplo com saladas.
Consuma frutos secos fresco com um paladar fresco e não rançosos pois tornam-se prejudiciais para a nossa saúde. Os benefícios destes frutos perdem-se se forem processados pela indústria e também se lhes acrescentarem sal ou açúcar. Esteja atento aos rótulos pois em alguns casos são adicionados
conservantes que prolongam a sua conservação. Escolha frutos secos de origem biológica que preservam a sua qualidade nutricional.
É muito importante, ter em atenção a quantidade ingerida destes alimentos, pois contêm um elevado valor calórico que ao ultrapassar a quantidade desejada pode tornar-se prejudicial. Uma grama de cada um destes frutos tem entre 5,3 a 6,6 calorias e cada cem gramas tem em média 600 calorias. O ideal é consumir entre 6 a 10 frutos secos por dia.
Finaliza-se o artigo recomendando que estes frutos, tal como todos estes alimentos, ingeridos em quantidades não recomendadas fazem engordar.

Nutricionista
Joana Silva


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso