MONTALEGRE: Concelho com cerca de 10 ignições diárias

2021-03-25 16:15:40

Desde março que têm sido registados no concelho de Montalegre vários incêndios que obrigam à intervenção de operacionais e meios aéreos. Em média há 10 ignições por dia.

O responsável pela Proteção Civil Municipal fala em ''situação de calamidade'' e critica a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

David Teixeira, também vice-presidente do Município e comandante dos bombeiros de Montalegre disse à Lusa que já arderam cerca de três mil hectares entre mato e pinhal, só na sua área de intervenção.

O mato denso e o vento forte tem ajudado à propagação de rápida dos fogos.
O autarca afirma que ''não tem dúvida que se trata de mão humana (....)Às 02:30 pegaram três focos de incêndio no local onde se pretende instalar a mina de lítio''.

Além dos prejuízos ambientais, são apontadas ''perda de áreas de pastoreio que vão obrigar os pastores a alimentar os animais, e a redução de produção de mel, já que se está na época de floração da urze. E vai fazer com que javalis, lobos, animais que habitualmente andam na serra alta, baixem e vão dar prejuízos avultados aos agricultores'', refere.

Quer o Comando Distrital de Operações de Socorro de Vila Real e à ANEPC foram já alertadas para o problema mas ''ninguém responde''.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso