Fruta às cores
Os fitoquímicos são compostos biologicamente ativos presentes nos alimentos de origem vegetal (fruta, hortícolas, cereais e sementes) e que exercem um efeito benéfico na saúde. Os fitoquímicos encontram-se agrupados em classes, de acordo com a sua atividade: antioxidante, vasodilatora, anticarcinonégica, anti-inflamatória, antibacteriana e antialérgica. A função dos fitoquímicos na planta consiste em protegê-la contra os microrganismos, sendo também os responsáveis pela presença de determinadas caraterísticas organoléticas (cor, sabor). Uma vez que os fitoquímicos são responsáveis por atribuir as diferentes cores à fruta, constituíram-se 5 grupos principais de acordo com a respetiva cor: roxa/azul, verde, branca, vermelha, amarela/laranja.
A fruta é constituída maioritariamente por água (75-95%). Apresenta valores baixos de lípidos e de proteínas, mas existem algumas exceções, tal como o abacate e o coco (seco e ralado). A quantidade de hidratos de carbono da fruta é variável, atendendo às diferentes variedades e ao seu grau de maturação. São constituídas, aproximadamente por 8% a 10% de hidratos de carbono, principalmente hidratos de carbono simples (frutose) que é responsável pelo seu valor energético. A fibra solúvel é um dos nutrientes que mais se destaca na fruta. Este tipo de fibra não é absorvido pelo organismo, sendo fermentada, no intestino delgado, pelas bactérias do microbiota intestinal. Na fruta o local onde se verifica maior concentração de fibra na fruta é na casca e varia também de acordo com o tipo de fibra. Devido ao teor de fibra da fruta, a absorção dos dissacáridos é mais lenta, o que é uma mais valia na regulação da glicemia, a nível sanguíneo. É extremamente rica em vitaminas e minerais, principalmente vitaminas hidrossolúveis, apesar de algumas frutas também apresentarem, na sua constituição, outras vitaminas, como a A (manga, diospiro) e a E (abacate, nectarina).
Mas o que significa as diferentes cores da fruta?
FRUTA DE COR ROXA/AZUL – amoras, mirtilos, uvas tintas, figos e ameixas
Esta cor é conferida pelas antocianinas e flavonoides, sendo maior a intensidade da cor conforme a concentração destes compostos. As antocianinas são essenciais na proteção do dano oxidativo das células, atuando na prevenção da carcinogénese e mutagénese. Pela presença de resveratrol, estas frutas são úteis na melhoria de problemas cardiovasculares. O consumo de fruta desta cor também se encontra relacionado com a melhoria da memória.
FRUTA DE COR VERDE – abacate, kiwi, uva verde e maçã verde
A clorofila é o principal pigmento das frutas verdes. Este grupo confere benefícios como a redução do risco de cataratas e degeneração muscular.
FRUTA DE COR BRANCA - banana, cereja branca, anona, meloa e pera
A coloração branca é resultado da presença de antoxantinas. As frutas deste grupo podem ajudar a reduzir o risco de cancro do estômago e de doença cardiovascular, mais propriamente pelo seu efeito na diminuição do colesterol e pressão arterial.
FRUTA DE COR VERMELHA – morango, framboesa, groselha, melancia e romã
Fitoquímicos como o licopeno, o ácido elágico e os flavonoides, contribuem para a presença da cor vermelha na fruta, associando-se, por exemplo, à prevenção de cancro da próstata, cancro do trato urinário, redução do risco de doença cardiovascular, proteção das células contra radicais livres e melhoria da memória.
FRUTA DE COR LARANJA/AMARELA – manga, papaia, melão, ananás, laranja, pera, limão e pêssego
Os carotenoides são os compostos responsáveis por estes pigmentos e têm um papel fundamental na prevenção de doenças oftalmológicas. Neste grupo, é também habitual a presença de fitoquímicos como os terpenos e os flavonoides
como a quercetina. Assim, a fruta deste grupo apresenta benefícios para a saúde visual, para o sistema imunitário e para a saúde cardiovascular.
As frutas deste mês são da cor laranja/amarela (ananás, laranja, limão), branca (banana, pera), roxa (amora), verde (kiwi, maçã verde), ou seja, de quase todas as cores. É importante variar diariamente a fruta na nossa alimentação para garantir todos os nutrientes necessários ao nosso organismo.
«Colher Saber – A fruta na alimentação»
APN
Nutricionista
Joana Silva