V.P.AGUIAR: Mais de 1 Milhão de Euros para instituições sociais

2021-04-08 10:15:12

Em Jales, está a ser erigida uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, da responsabilidade do Centro Social e Comunitário do Planalto de Jales.

Ainda esta semana, o Município Aguiarense e a Junta de Alfarela com apoios financeiros de 30 mil e 20 mil Euros, respetivamente, estabeleceram protocolo com o Centro Social para operacionalizar o funcionamento do Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário.
Esta realidade vai de encontro ao que se está a verificar em todo o concelho já que a Câmara Municipal é o motor do investimento de 1. 134.510,15€, através da captação de verbas de fundos comunitários, tendo comparticipação de 85% pelo FEDER com autorização destinada a instituições sociais que possuam protocolos com a Segurança Social.
Para o presidente da Câmara, as instituições sociais têm um trabalho de muita relevância na substituição da família tradicional; devido à emigração, infelizmente, muitos aguiarenses não têm retaguarda, que é muito bem substituída pelas IPSS e Privados. A autarquia tem sido um parceiro muito ativo ao longo destes anos e conseguimos muitas verbas pelo acompanhamento permanente de oportunidades do quadro comunitário. Alberto Machado faz questão de agradecer todo o trabalho social desenvolvido pelas IPSS e Privados.
As IPSS promotoras e os investimentos aprovados:
Centro Social e Comunitário do Planalto de Jales (reabilitação do centro de dia e serviço de apoio domiciliário)
Centro Social e Paroquial Padre Sebastião Esteves (reabilitação da creche e centro de atividades ocupacionais)
Centro Social Nossa Senhora de Lurdes (melhoramento da creche, centro de dia e serviço de apoio domiciliário)
Centro Social Nossa Senhora do Extremo (ações de melhoramento dos serviços - centro de convívio, centro de dia e estrutura residencial para pessoas idosas)
Centro Social Nossa Senhora de Fátima (ações de melhoramento dos serviços de apoio domiciliário)
Santa Casa da Misericórdia de Vila Pouca de Aguiar (obras de restauro, conservação e valorização no lar Nossa Senhora da Conceição; Reabilitação de lar de idosos em Vila Pouca de Aguiar)
Os investimentos na saúde e nas infraestruturas sociais foram aprovados para que, segundo o plano, «contribuam» para o desenvolvimento regional, a redução das desigualdades de saúde, a promoção da inclusão social, através da melhoria do acesso aos serviços sociais e da transição dos serviços institucionais para os serviços de base comunitária.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso