GUIA ALIMENTAR: Café: dose e benefícios

2021-04-11 14:09:39

14 de Abril – Dia Internacional do café

A bebida mais consumida mundialmente é o café devido ao seu aroma e sabor intenso. Foi descoberto na Etiópia e teve origem nos grãos da planta do café, Coffea Rubiaceae. Existem muitas espécies desta planta, sendo as mais exploradas comercialmente a C. arabica e a C. canéfora. A espécie C. arábica origina o café arábico, cultivada na América e a mais comercializada. A espécie C. canéfora é cultivada no sudeste asiático e Brasil e tem um sabor mais amargo. Esta espécie contem mais 50% de cafeína do que o café C. arábica. Enquanto bebida, as principais caraterísticas do café são: hipocalórica (2-5 kcal por chávena de café sem adição de açúcar), contém potássio, fósforo, magnésio, vitaminas do complexo B e poder antioxidante. Os benefícios para saúde do consumo de café devem-se à presença de cafeína e de antioxidantes proporcionando estes: • Redução da sensação de fadiga -aumentando o estado de alerta e melhorias na memória • Redução de risco de diversas doenças tais como cancro do colon, diabetes tipo II, cirrose hepática, carcinoma hepatocelular, depressão, doença de Alzheimer e Parkinson.

Dose certa… A cafeína é um composto químico de fórmula C8H10N4O2 classificado como alcaloide do grupo das xantinas. Do grupo das xantinas é a que atua mais ao nível do sistema nervoso central. Também tem influência no metabolismo basal e doses terapêuticas de cafeína estimulam o coração aumentando a sua capacidade de trabalho, produzindo também dilatação dos vasos periféricos. É encontrada em certas plantas e utilizado na maioria das vezes para consumo de bebidas, como por exemplo infusões Para além das infusões, é utilizado em muitos outros produtos alimentares tais como:

preparados solúveis de bebidas de cereais, alguns molhos, bolachas ou gelados entre outros.

O teor de cafeína depende de vários fatores tais como: a variabilidade da planta do café, o método de preparação (p.e. instantâneo, expresso), a quantidade de café utilizado na preparação e o grau de torra e moagem.

O teor de cafeína num café curto ronda 104mg, num café médio 115mg e num café cheio 125mg.

As doses diárias recomendadas pela A European Food Safety Authority (EFSA), em 2015, são 400mg de cafeína para adultos saudáveis. Em mulheres que pretendem engravidar, grávidas ou que estejam a amamentar, o valor recomendado são 200mg de cafeína por dia, porque a cafeína atravessa a barreira placentária e pode afetar o feto. Em crianças e adolescentes é desaconselhável o consumo de alimentos com cafeína pois não existem estudos científicos que suportem o contrário.

Este valor inclui todas as fontes de cafeína (café, bebidas energéticas, chocolate, refrigerantes), sendo assim aconselha-se um consumo médio de 2 a 3 cafés por dia, em adultos saudáveis. É importante respeitar a suscetibilidade de cada individuo.

Uma vez que o valor calórico do café é desprezível convém salientar que não devemos colocar açúcar pois aumenta o valor calórico e disfarça as caraterísticas sensoriais.

Os benefícios para a saúde deixam de ser os mesmos caso coloque o açúcar no café. É preciso ter cautela pois colocar um pacote de açúcar três vezes ao dia tem um impato enorme nas doenças cardiovasculares.

Nutricionista
Joana Silva
Fonte: APN, «5 questões sobre o café»


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso