Base aérea de combate a incêndios entre Portugal e Espanha entra em funcionamento no final de 2022.
A primeira base aérea transfronteiriça entre Portugal e Espanha vai nascer em Verín, bem na raia com Chaves e ficará pronta no final de 2022. A base vai ficar localizada mais concretamente na margem direita da nacional 532, entre Mandín e Rabal (concelho de Oímbra), quase a chegar à fronteira com Portugal.
Esta base aérea, segundo avançou a Junta da Galiza, terá capacidade para acolher diferentes tipos de aeronaves especializadas em combate a incêndios florestais e permitirá dar uma melhor e maior resposta ao risco de incêndio numa ampla área nos dois lados da fronteira.
O projeto Interlumes foi aprovado a 25 de março no âmbito do programa de cooperação Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP), realçou a Junta da Galiza. A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) tem este projeto elencado no seu plano de atividades de 2021.
No resumo deste projeto, a ANEPC explicou que este assenta na defesa contra incêndio florestais na fronteira entre Portugal e Espanha por forma a potenciar as infraestruturas de apoio à utilização de meios aéreos.
Paulo Silva Reis