REGIÃO: Escolas de Chaves e Boticas ‘’amigas das crianças’’

2021-04-16 17:47:08

Quatro escolas foram consideradas pela Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap) “amigas das crianças”. Os estabelecimentos estão agora a receber o selo e respetivo diploma dos projetos.


Da região do Alto Tâmega, o Município de Chaves foi aquele que mais escolas viu distinguidas com o selo “Escola Amiga da Criança”. O Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins teve cinco nomeações, três no Centro Escolar em Santa Cruz Trindade e duas na Secundária Júlio Martins.

Também o Centro Social e Paroquial de Chaves conquistou o prémio, com quatro projetos Arquiteturas efêmeras de jogo, do brincar, Educação de Infância à distância, Histórias na cidade e Reflorir Chaves.

Já no concelho vizinho, em Boticas, a Escola EB 2/3 do Agrupamento Gomes Monteiro recebeu o selo com o projeto Brinca Comigo, que visou a criação do Espaço da Ludoteca e Recreio Escolar para as crianças brincarem e criarem laços.

A Escola EB 1 de Santa Cruz Trindade participou com três projetos. O Carros Solares que envolveu docentes de várias áreas e abrangeu todas as turmas da escola, mais de 500 alunos. Este projeto iniciou no ano letivo 2018/2019 e apostou no estudo das energias alternativas com a construção de carros solares.
A iniciativa Ludicidade em ação e por última o projeto Yoga e Meditação para as crianças, que consistiu na adaptação de posturas de Yoga Clássico às várias etapas físicas, intelectuais e emocionais das crianças. O projeto envolveu a participação de 70 alunos do 4º ano e do ensino pré-escolar.

Na Escola Secundária Dr. Júlio Martins foram distinguidos dois projetos: o Ciência para a Inclusão e Comunidade desenvolvido por alunos do ensino secundário, no Clube de Ciências como atividades laboratoriais, criação de protótipos e kits de ciências, entre outros, e ainda, o Trabalho prático/experimental na era Covid-19, uma iniciativa de ensino experimental à distância, a articulação dos conteúdos de ciências com outras disciplinas, a programação, a robótica e a resolução de problemas do dia a dia, nomeadamente, os relacionados com a Covid-19.

A iniciativa “Escola Amiga da Criança” é promovida pela Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP), juntamente com a Leya Educação e do psicólogo Eduardo Sá. O projeto visa “distinguir escolas que concebem e concretizam ideias extraordinárias, contribuindo para um desenvolvimento mais feliz da criança no espaço escolar e, essencialmente, partilhar essas boas práticas”.

As escolas vencedoras recebem por categoria 500 euros em livros Leya e ainda prémios adicionais. O selo foi atribuído em diferentes categorias como: Escola Amiga em Casa, Ambiente e Sustentabilidade, Alimentação| Estilo de Vida Saudável, Cidadania |Inclusão |Flexibilidade |Atividades, Espaço Escolar, Saúde, Envolvimento da Família e Digital.



ESCOLAS “AMIGAS DAS CRIANÇAS”

Vila Real Boticas Esc. EB 2/3 Boticas BRINCA COMIGO
Vila Real Chaves Esc. EB 1 de St.a Cruz / Trindade Carros Solares
Vila Real Chaves Esc. EB 1 de St.a Cruz / Trindade Ludicidade em ação
Vila Real Chaves Esc. EB 1 de St.a Cruz / Trindade Yoga e meditação para crianças
Vila Real Chaves Esc. ES/3 Dr. Júlio Martins Ciência para a Inclusão e Comunidade
Vila Real Chaves Esc. ES/3 Dr. Júlio Martins Trabalho prático/experimental na era Covid-19
Vila Real Chaves J. Inf. Cent. Soc. Paroq. Lapa -Chaves Arquiteturas efêmeras de jogo, do brincar
Vila Real Chaves J. Inf. Cent. Soc. Paroq. Lapa -Chaves Educação de Infância à distância
Vila Real Chaves J. Inf. Cent. Soc. Paroq. Lapa -Chaves Histórias na cidade
Vila Real Chaves J. Inf. Cent. Soc. Paroq. Lapa -Chaves Reflorir Chaves


Sara Esteves
Fotografias: DR


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso