Projeto prevê que sejam instalados cerca de 40 compostores em escolas e pontos estratégicos da cidade de Chaves.
Um grupo de sete jovens flavienses está a desenvolver um projeto para implementação da compostagem em Chaves. Chama-se FlaviECOmpostor e prevê que sejam instalados cerca de 40 compostores.
A compostagem é um processo biológico que transforma a matéria orgânica como folhas, resto de fruta e hortaliças em composto. Este composto neste projeto servirá, por exemplo, para substituir os fertilizantes químicos de viveiros municipais.
O FlaviECOmpostor já foi apresentado à Divisão do Ambiente da Câmara Municipal de Chaves e combina ‘’não só uma estratégia sustentável de educação ambiental através da compostagem nas comunidades escolares, mas também uma estratégia de incentivo à participação na compostagem a nível dos cidadãos e restaurantes’’.
Além da redução da matéria orgânica a iniciativa prevê diminuir a poluição do Rio Tâmega. Inicialmente serão instalados seis compostores, três em comunidades escolares como nos agrupamentos António Granjo, Fernão Magalhães e Júlio Martins e posteriormente 32 compostos serão instalados em pontos estratégicos da cidade de Chaves.
Este projeto foi criado no âmbito do concurso Mobi Green da Generation Earth Pt, uma comunidade de jovens que quer inspirar e agir na defesa do planeta.
Sara Esteves
Fotografia: Carlos Daniel Morais