Depois de se ter tornado público mais um Boletim Epidemiológico da Unidade de Saúde Pública do ACES do Alto Tâmega e Barroso, Amílcar Almeida, autarca de Valpaços, dirigiu-se à população do concelho, apelando uma vez mais à prudência.
Segundo informação prestada pelas autoridades de saúde, o concelho de Valpaços poderá já ter atingido, esta semana, a linha vermelha de incidência de Covid-19 anunciada pelo Governo, ou seja, 120 casos por 100 mil habitantes.
O autarca alertou «que a incidência da infeção é um dos principais indicadores em conjunto com a taxa de transmissibilidade que podem fazer travar ou reverter as medidas de desconfinamento».
Segundo o comunicado de Amílcar Almeida, na página oficial da autarquia, «todo o cuidado é pouco. Se estamos a desconfinar o número de contactos que cada pessoa tem diariamente aumenta, logo cada infetado vai estar em contacto com muita mais gente, o que quer dizer que a taxa de transmissibilidade vai aumentar o número de contágios diários. Assim sendo, temos que estar atentos à evolução da pandemia no nosso Concelho nos próximos 15 dias, data em que será feita nova avaliação,» frisou o autarca acrescentando que «temos todos que minimizar os riscos de contágio. Alerto que o dever de recolhimento continua.Sempre que pudermos ficar em casa, devemos ficar. Sempre que possamos diminuir os contactos sociais, devemos diminuir os contactos sociais, de forma a evitar que a pandemia volte a crescer.
Recomendo a todos aqueles que, sem residência habitual no nosso concelho, nos visitam que cumpram, por precaução e segurança, 14 dias de isolamento em casa. Sempre que apresente sintomas, tais como febre, dor de garganta, tosse, cansaço, dores musculares, perda de olfato e/ou paladar, deve ligar para o SNS24 (através do número 808 24 24 24 - a linha funciona todos os dias, 24 h por dia). Lembre-se disto, é cada um de nós que contribui para aumentar ou diminuir a forma como o vírus se propaga. Dependemos todos de cada um. Se cada um cuidar de si, estamos a zelar todos uns pelos outros sempre», conclui no comunicado.
PSR