CHAVES: ‘’Sentimos que há ansiedade e vontade de regressar à escola’’

2021-04-19 18:22:24

Os alunos do ensino secundário e superior regressam esta segunda feira às aulas presenciais, depois de quase três meses em casa, no ensino à distância.
Um regresso desejado por todos e planeado pelas instituições de ensino, com a colaboração das delegações de saúde.

‘’Fomos ao longo deste tempo afinando as estratégias em colaboração com a delegação de saúde que fez vistoria às escolas, destacou Joaquim Tomaz, diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins, em Chaves.

‘’Foi muito tempo em casa sentimos que há ansiedade e vontade de regressar à escola para o convívio e até para aprofundar e clarificar algumas matérias que à distância não é possível fazer. Não há nenhuma forma de substituir o ensino presencial. A relação professor- aluno é de facto importante’’.

Neste estabelecimento de ensino, regressaram todos os alunos do ensino secundário do sistema educativo regular e profissional.

‘’Vamos fazer a testagem aos alunos para a semana. Já os professores e funcionários foram vacinados na totalidade este fim de semana’’, num processo que decorreu no Centro de Vacinação de Chaves, instalado no Pavilhão Expoflávia.

No regresso às aulas presenciais, os alunos encontram um reforço nas medidas de segurança sanitária, para contenção da propagação da Covid-19.

‘’Ainda hoje solicitei aos diretores de turma para reforçarem junto dos alunos, para o total cumprimento das regras de higienização e distanciamento social, para minimizar e levar o ano até ao final’’, frisou o diretor de umas das instituições de ensino do concelho de Chaves.

A reabertura das escolas secundárias e instituições de ensino superior faz parte da terceira fase do plano de desconfinamento apresentada pelo do Governo.

Sara Esteves
Fotografia: Carlos Daniel Morais

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso