CHAVES: Flavienses e Galegos unidos numa manifestação na fronteira

2021-04-21 18:42:16

Os comerciantes da Eurocidade Chaves-Verín unem esforços para que as fronteiram reabram o mais rapidamente possível para não estrangular os negócios e agendaram uma manifestação conjunta na fronteira de Vila Verde da Raia para a próxima sexta-feira.

A eurocidade Chaves-Verín defendeu na segunda-feira a livre circulação de pessoas nos espaços que ligam localidades portuguesas e espanholas, para minimizar o impacto económico causado pelo encerramento das fronteiras devido à pandemia de covid-19.

‘’Tal como aconteceu com o encerramento de fronteiras em março de 2020, esta medida demonstra algum distânciamento da realidade deste território. A Eurocidade Chaves-Verín é um conjunto populacional transfronteiriço, que constitui uma área urbana funcional que reúne cerca de 60 mil habitantes; neste território sempre existiu uma enorme permeabilidade nas relações familiares, projectos sociais, iniciativas comerciais e dinâmicas económicas à escala fronteiriça. Estes fatores não se regem pelas fronteiras físicas e traçam o dia-a-dia de uma Eurocidade’’, destaca em comunicado.

Os dois municípios Chaves e Verín ‘’estão cientes’’ da crise sanitária provocada pela pandemia da Covid-19, que obrigou ao encerramento das fronteiras para contenção da propagação do vírus, mas entendem ‘’que as Eurocidades merecem a implementação de soluções de acordo com as suas características específicas de dependência social e económica e que estas não penalizem os residentes transfronteiriços’’. Para o problema apresentam uma possível solução como ‘’uma medida semelhante ao modelo hispano-francês de fronteiras abertas, mas com controlo sanitário fronteiriço’’.


Paulo Silva Reis com Carlos Daniel Morais

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso