REGIÃO: PSD quer saber se a linha férrea vai chegar à Eurocidade Chaves-Verín

2021-04-22 22:02:16

Cláudia Bento, deputada do PSD eleita pelo círculo de Vila Real, questionou hoje o Governo sobre se a linha férrea vai chegar a Chaves, para posteriormente ligar com a vizinha Galiza

A deputada lembrou ao Governo o forte investimento que tem sido feito no desenvolvimento da linha férrea na Galiza, no âmbito do qual vai ser construída uma estação de alta velocidade espanhola na localidade de A Gudiña, a 30 quilómetros de Verín (Espanha) e a 58 quilómetros de Chaves.
«Nos últimos tempos têm escasseado os investimentos em termos de infraestruturas nesta região. Relembra-se a tão aguardada requalificação da Estrada Nacional (EN) 103 (que liga o litoral minhoto ao extremo interior transmontano pelos concelhos de Chaves, Montalegre e Boticas), bem como a ligação dos concelhos de Montalegre, Boticas e Valpaços à Autoestrada 24”, disse Cláudia Bento.
Para a deputada, o Governo é o primeiro responsável por garantir e promover o desenvolvimento equilibrado do território nacional e a coesão territorial.
«Há projetos que são prioritários e indispensáveis para esta região e a linha férrea é um deles. A Linha do Corgo é uma linha de caminho-de-ferro desativada que unia as localidades de Chaves e Régua. O troço entre Vila Real e Chaves foi encerrado em 1990 e, mais recentemente, foi encerrada a ligação entre Vila Real e a Régua», disse a deputada acrescentando que «os municípios têm de se unir com o intuito de exigir a correção deste erro histórico».


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso