MONTALEGRE: Reabriu sem restrições a fronteira de Sendim

2021-05-01 13:09:22

Reabriu hoje, sem restrições, a fronteira de Sendim para satisfação de portugueses e espanhóis. Mais um «momento histórico», assim o descreveu Orlando Alves, presidente da Câmara de Montalegre.

Um abraço há muito desejado que volta a permitir, depois de meses de confinamento devido à crise pandémica que atravessamos, a normal circulação turística e comercial. Para assinalar este marco simbólico, o autarca de Montalegre contou com a presença do Alcalde de Baltar, José António Alonso.
Para Orlando Alves, Presidente da Câmara de Montalegre «é um dia muito importante para as nossas comunidades, para os nossos povos raianos. Estávamos muito depressivos espiritualmente, emocionalmente e economicamente. Foi muito tempo sem podermos trocar movimentos entre os povos, sem podermos partilhar amizades e disfrutar momentos gastronómicos. É um momento histórico. Quero agradecer a presença do meu amigo alcalde de Baltar. Fizemos questão de partilhar este momento tão simbólico para todos nós. Representa uma espécie de agarrar o futuro, pormos fim a um período negro das nossas vidas. É o retomar da esperança e a certeza que, mantendo as regras do confinamento e as diretivas da saúde de Portugal e Espanha, iremos ultrapassar este período negro».
José António Alonso, Alcalde de Baltar, «subscrevo tudo que o estive a escutar do meu amigo e companheiro presidente da Câmara de Montalegre, Orlando Alves. Passamos um período muito triste porque não tivemos a oportunidade de conviver. Temos uma relação histórica. A nossa forma de viver é idêntica. O nosso comércio estava a sofrer imenso. São relações afetivas de um lado e do outro. Economicamente, sofremos imenso. Temos, por exemplo, uma empresa com 20 trabalhadores portugueses. Faziam centenas de quilómetros. Lamento que estas decisões sejam tomadas a partir de Lisboa e de Madrid, sem conhecer a realidade local. Teria que existir uma análise local. Exigir controlos sanitários, mas nunca este tipo de medidas. Foi muito triste. Espero que não se volte a repetir».

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso