CHAVES: Homenagem e reconhecimento pela figura materna no Dia da Mãe

2021-05-04 15:30:23

Naquele que é também o mês dedicado a Maria, a Santa Casa da Misericórdia de Chaves assinalou o Dia da Mãe com o intuito de homenagear a figura materna no seio da família e reconhecer a sua importância.

A pensar no simbolismo e no valor que a data contém, a equipa de animação sociocultural da instituição assinalou o Dia da Mãe nas diversas estruturas residenciais da Misericórdia de Chaves.

Longe dos convívios alargados de outros anos - em que o encontro das utentes das diversas respostas sociais marcava este dia - porque as regras ainda impostas pela pandemia assim o determinam, mas com a certeza da dádiva, entrega, afeto e alegria de todos quantos nestas estruturas trabalham.

Com o intuito de “mimar e valorizar o papel importante das mães e mulheres utentes institucionalizadas”, cada uma delas recebeu uma lembrança criada pelos animadores socioculturais, associada ao simbolismo do dia que contemplou ainda a degustação de um lanche especial, momentos de oração, música, partilha de memórias e visualização de um filme sobre Nossa Senhora de Fátima.

“Estreitar laços e incentivá-las a expressar as suas emoções, promovendo a estimulação sensorial” fizeram igualmente parte dos objetivos da atividade, segundo os animadores, conscientes de que a data ganha novo significado, pelos dias que correm.

O dia também ficou marcado pelas inúmeras mensagens, chamadas telefónicas e videochamadas através das quais, pelo segundo ano consecutivo, a família esteve presente.

Dia de surpresas

Ainda que à distância, o amor dos filhos chegou às mãos de Alcina Rodrigues através de um enorme ramo de rosas vermelhas e um perfume. A utente, prestes a completar 86 anos de vida não escondeu as lágrimas, “a ansiedade pelo reencontro é grande e eu fiquei muito emocionada”, testemunhou a utente que reside no Lar Nossa Senhora da Misericórdia e que é mãe de quatro filhos.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso