CHAVES: Jovens da Galiza e do norte celebram Dia da Europa

2021-05-10 15:22:41

A Eurocidade Chaves-Verín, AECT, participou na Celebração do Dia da Europa e no lançamento da Conferência sobre o futuro da Europa (CoFoE) denominada “Faça ouvir a sua Voz” , na Galiza e em Portugal, organizada pela Fundação Galiza Europa e pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P, IPDJ.

Esta atividade que ocorreu esta segunda feira, dia 10 de maio, pelas 12h30 (hora espanhola) ‘’teve como principal objetivo contribuir para a participação da cidadania mais jovem, com fim de atingir o seu envolvimento e conhecer a sua visão, as suas necessidades e os objetivos para uma Europa melhor’’.

O Dia da Europa celebrado a cada 9 de maio, remete para o conceito de paz e a unidade do continente europeu. Esta data é o aniversário da declaração histórica de Schuman. Este ano, no mesmo dia, ocorre o lançamento da Conferência sobre o futuro da Europa (CoFoE) que pretende facilitar um espaço para o debate com os cidadãos, abordando os desafios e prioridades da Europa.

“Faça ouvir a sua Voz” foi realizada online e direcionada para jovens galegos e portugueses, entre 18 e 30 anos, e com enquadramento na cooperação transfronteiriça como oportunidade de recuperação e garantia de união entre a Galiza o Norte de Portugal.

As entidades que fizeram parte desta ação conjunta foram: AECT Galiza - Norte de Portugal; EU Coopero Associación; Eurocidade Chaves - Verín; Europe Direct A Coruña; Europe Direct Bragança; Europe Direct do Tâmega, Sousa e Alto Tâmega; Europe Direct Lugo; Europe Direct Minho; Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ); Fundação Galicia Europa (FGE); Instituto Galego do Talento (IGATA); e o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

A Fundação Galicia Europa e o IPDJ foram os anfitriões desta iniciativa, aprofundando o tema da cooperação transfronteiriça e dos objetivos da Conferência sobre o Futuro da Europa. Foram oradores Alfonso Rueda, vice presidente da Xunta da Galiza, Jesus Gamallo, diretor geral de Relações Exteriores da Xunta da Galiza e João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto do Governo Português.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso